A Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizou a cerimônia a entrega da Ordem do Mérito do Transporte, conhecida como Medalha JK, na 4ª feira (16/03), em Brasília (DF). O ex-presidente do Brasil, Michel Temer, recebeu a comenda no grau Grã-Cruz (honraria máxima) e 12 personalidades, que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte em 2021, nas diferentes modalidades, também foram agraciadas. A honraria é dividida em três categorias: Grã-Cruz, Grande Oficial e Oficial.

O Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans), Valter Casimiro Silveira, recebeu a homenagem na categoria Grande Oficial. O Presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Vice-Presidente da CNT de Transporte Ferroviário de Cargas e de Passageiros, Joubert Flores, realizou a entrega da homenagem ao secretário. A Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, prestigiou a cerimônia.

“É com grande satisfação que recebo a Medalha JK, um reconhecimento da CNT pelos serviços prestados nos sistemas de transporte. No momento que estamos passando com a pandemia e as dificuldades que foram geradas para todo o sistema de transporte, sobretudo para o transporte público coletivo das cidades com a redução da demanda, quem está à frente da área de transporte sabe como foi difícil esse período para poder sobreviver e manter o sistema operando. É todo um esforço e trabalho que tivemos nesse período e que foi reconhecido por todo o sistema de transporte, pela CNT, e que traz um incentivo para continuarmos trabalhando em prol do sistema de transporte coletivo, seja ele sobre trilhos ou pneus, para que tenhamos cada vez mais um transporte eficiente, um transporte que realmente atenda os anseios da sociedade”, destacou Valter Casimiro.

Casimiro também foi Ministro dos Transporte, Portos e Aviação Civil; servidor de carreira do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); e coordenador geral de Portos Marítimos no DNIT.

Durante a cerimônia, o Presidente da CNT, Vander Costa, disse que reconhecer a atuação dessas pessoas é também contribuir para o crescimento e o aperfeiçoamento do segmento no Brasil. “O transporte é feito por pessoas que trabalham para reduzir distâncias e promover o crescimento de uma nação. Nesses últimos anos, em que enfrentamos desafios inéditos, a importância do setor esteve ainda mais em evidência. Estamos convictos de que cada pessoa que atua, direta ou indiretamente, para aperfeiçoar o setor tem o seu grau de contribuição para fazer do transporte essa potente engrenagem, que impede o país de parar.”

A Medalha JK é o símbolo maior do reconhecimento dos transportadores brasileiros àqueles que doaram talentos, competências e esforços pessoais pela melhoria do setor no Brasil. Instituída em 1991, tem como patrono o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília e um dos principais incentivadores do desenvolvimento do Brasil.

Confira os agraciados com a Medalha JK 2021 em suas respectivas categorias de homenagem:

Grande Oficial

Diego Leonardo de Andrade Carvalho
Deputado Federal, no segundo mandato, presidiu a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cafeicultura e foi relator da Lei do Motorista. Fez parte da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer e tem participação nas Comissões de Viação e Transportes, de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Nilson Alfredo Gibson Duarte Rodrigues Sobrinho
Presidente da Fetracan (Federação das Empresas Transporte Cargas) e do Conselho Regional de Pernambuco do SEST SENAT. Empresário, iniciou suas atividades em 2008 na diretoria do SETCEPE (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Pernambuco). Em 2013, assumiu a presidência do SETCL (Sindicato da Empresas de Transporte de Cargas) de Petrolina.

Edson Palmesan
Membro do conselho fiscal na Fenavega (Federação Nacional da Empresas de Navegação Aquaviária), foi vice-presidente da Fenavega de 2017 a 2021 e diretor da Seção III – do Transporte Aquaviário de Cargas e de Passageiros da CNT, de 2015 a 2019. Presidente do Sindasp (Sindicato dos Armadores de Navegação Fluvial do Estado de São Paulo), entre 2014 e 2015, atuou nos assuntos relacionados a crise hídrica deste período, defendendo a navegação na hidrovia Tietê-Paraná junto aos órgãos governamentais.

Valter Casimiro Silveira
É Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal e foi Ministro dos Transporte, Portos e Aviação Civil, entre abril e dezembro de 2018. Servidor de carreira do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) desde 2006, onde assumiu a diretoria de Infraestrutura Aquaviária da autarquia em 2014. Entre 2010 e 2015, foi coordenador geral de Portos Marítimos no DNIT.

Juliano Alcântara Noman
Diretor-Presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), foi Secretário de Aeroportos entre 2011 e 2013 e de Navegação Aérea Civil de 2013 a 2016 na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Salim Mattar
Entre 2019 e 2020, esteve à frente da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados do Ministério da Economia. Foi um dos fundadores do Instituto do Livre Mercado. Como empresário foi um dos fundadores da Localiza Rent a Car S/A e possui investimentos nos ramos de seguros, helicópteros de transporte para plataformas de petróleo e agronegócio.

Oficial

Ermelindo da Rocha
Presidente da Empresa São Gonçalo e conselheiro do CEIMG (Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais) da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). Membro do Conselho dos ex-presidentes da Associação Comercial e Industrial de Contagem, em 1958, fundou, junto ao seu pai, a Empresa São Gonçalo. Em 1973, foi o primeiro presidente da SETEPMG (Sindicato de Transporte das Empresas de Passageiros de Minas Gerais), hoje o SINDPAS.

José Maria Gomes
Presidente da ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), de 2013 a 2018, foi diretor de especialidade de meio ambiente e de produtos perigosos no SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e região). Em 2014 assumiu como vice-presidente e coordenador da câmara técnica de produtos perigosos da NTC&Logística. É membro conselho consultivo da FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo).

Jorge Mariano
Iniciou a carreira no agenciamento marítimo em 1984 na empresa de Vapores Grieg e desde 2006 tornou-se empresário, através da empresa Safe Tide Participações Ltda. Foi eleito para diversos cargos de diretoria e presidência institucional desde 1986 em diversas entidades, como o Sindicato dos Contabilistas de Santos, APPEES (Associação Profissional das Entidades Estivadoras de Santos) e Soamar (Sociedade Amigos da Marinha).

Marcos Felix
Assessor especial do Ministro da Infraestrutura e Consultor Legislativo do Senado Federal, desde 2014. Perito Criminal Federal da Polícia Federal, de 2008 a 2014 e agente da Polícia Federal, de 2005 a 2008, foi oficial do quadro de engenheiros militares do exército brasileiro, de 2002 a 2005.

Coronel Tadeu
Coronel da Polícia Militar de São Paulo e piloto de helicóptero, é Deputado Federal por São Paulo pelo PSL (Partido Social Liberal), e membro das Comissões de Constituição e Justiça, Viação e Transporte e Comissão Mista de Orçamento e vice-líder do PSL. Consultor e Especialista em Segurança Pública.

Wilen Manteli
Diretor Presidente da Associação Hidrovias do RGS é consultor da ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários), onde foi presidente por 18 anos. Vice-Presidente Executivo por 16 anos da Comissão Portos, é também ex- conselheiro de Administração da Luxma e ex-diretor jurídico da Adubos Trevo S.A.-Grupo Luxma.