Entenda as razões do nome VLT
Como uma composição que pesa toneladas pode ser chamada de Veículo Leve? Os VLTs ou Veículos Leves sobre Trilhos ganham esse nome porque se diferenciam em diversos aspectos de outros transportes do gênero, como metrôs ou trens urbanos, por exemplo.
Em geral, VLTs contam com menos módulos e carregam menos passageiros, o que faz com eles sejam de fato mais “leves”, mas também custem menos à administração pública, sendo ideais para percursos de curta e média distância. Por ocupar menos espaço, o sistema também se insere diretamente na paisagem urbana, fazendo parte dela com intervenções menores e sem causar grande impacto à cidade.
A leveza se reflete também nas estruturas, já que os VLTs costumam privilegiar o conceito de paradas/pontos de embarque abertos, como acontece na maioria dos locais aqui no Rio. Além de preservar a questão urbanística, essa opção valoriza a construção de relacionamento com os usuários e permite à cidade ser realmente vista.
Vale lembrar que, em termos de mobilidade urbana, todas as soluções são fundamentais, com busca cada vez maior pela integração e intermodalidade que garanta a todos deslocamentos rápidos e seguros.
30/08/2021 – VLT Carioca