O Presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores, ministrou a palestra “Operação Ferroviária de Passageiros – um novo marco para a integração”, no Seminário Desafios para a Integração Ferroviária na América Latina, promovido pela International Union of Railways (UIC) e pela Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles (ALAF), na 5ª feira (01/07), por videoconferência.

Ele explicou que o Brasil conta hoje, somente, com duas linhas de trens regionais de passageiros, operados pela Vale, na Estrada de Ferro Carajás (EFC) e na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Esses sistemas transportaram 1,45 milhões de passageiros em 2019.

O Ministério da Infraestrutura está trabalhando no desenvolvimento da Política Nacional de Transporte Regional de Passageiros sobre Trilhos, que tem o intuito incrementar a rede ferroviária regional e inter-regional de passageiros. Joubert ressaltou a importância da Política para a ampliação da rede de atendimento e ressaltou a necessidade de mecanismos que possibilitem a atração de investidores para os projetos, com marco regulatório e garantias contratuais.

O Brasil conta com 122 estudos de trechos elegíveis para o transporte de passageiros em 20 estados brasileiros, totalizando cerca de 25.000 km de projetos de trens regionais. Dos projetos, o mais adiantado é o Trem Intercidades de São Paulo, ligando a capital paulista a Campinas, em 135 km de extensão. O Governo também avalia a conexão Brasília-Luziânia, com 70 km e, recentemente, o Governo de Minas Gerais anunciou duas linhas: Belo Horizonte-Ouro Preto e Mariana-Além Paraíba.

“O Brasil tem uma oportunidade única para o desenvolvimento de uma política nacional de transporte ferroviário de passageiros regional e integrada”, explicou Joubert Flores.

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