Parceria entre Trensurb, Prefeitura de Porto Alegre e UFCSPA, ação conta com uso de câmera térmica e testagem rápida de usuários do metrô para Covid-19.

A partir desta segunda-feira (28), usuários do metrô que desembarcam na Estação Mercado da Trensurb e apresentam temperatura acima de 37,5ºC são convidadas a fazer teste rápido de antígeno (TR Ag) para diagnóstico de Covid-19. A ação de controle sanitário é uma parceria da empresa metroviária com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O objetivo é detectar pessoas com sintomas compatíveis com a Covid-19. A previsão é de realizar o monitoramento por pelo menos duas semanas, sempre de segunda a sexta-feira, inicialmente das 9h às 17h e, após integração da equipe da UFCSPA, das 7h às 19h. Após esse período de duas semanas, a continuidade das atividades será avaliada.

Para o diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto, a ação “contribui para criar um ambiente mais seguro para os usuários do metrô e também para a população de Porto Alegre”. Bisch também destaca a iniciativa da prefeitura da capital: “Essa ação só é possível graças à atuação da Prefeitura de Porto Alegre e à parceria da UFCSPA”.

A parceria entre a Prefeitura e a Trensurb foi firmada na quarta-feira (23) com o início do monitoramento. Anteriormente, em caso de necessidade de testagem, os usuários eram encaminhados a unidades de saúde próximas. A temperatura corporal é medida por câmeras com sensores térmicos, cedidas para testes pelo Grupo Amper e monitoradas por agentes da segurança metroviária. Além da testagem para Covid-19 realizada na estação, também é feita orientação aos passageiros do metrô sobre prevenção à doença causada pelo novo coronavírus.

O prefeito da capital, Sebastião Melo, afirmou que o objetivo da ação é “proteger a nossa cidade contra a Covid”. “Estamos tomando todas as providências para que Porto Alegre possa superar esse momento difícil e possa voltar a sua normalidade”, disse.

Na segunda-feira, a operação foi realizada por equipe técnica da Secretaria de Saúde com apoio de acadêmicos da Factum. Técnicos e estudantes da UFCSPA serão integrados à atividade após capacitação técnica sobre a coleta do exame, a ser realizada pela Secretaria.

O teste do tipo TR-Ag detecta uma proteína presente no vírus. O resultado positivo significa infecção viral ativa. Casos positivos serão encaminhados para avaliação em serviço de pronto atendimento.

28/06/2021 – Trensurb