Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Nova etapa de campanha de comunicação é divulgada a partir deste mês nas redes sociais, avisos sonoros e monitores nos trens e estações.

Neste mês, a Trensurb começa a veicular materiais de uma nova fase da sua campanha de prevenção à Covid-19. Conforme o gerente de Comunicação Integrada, Jânio Ayres, a nova fase “reforça os cuidados e atenta para a responsabilidade de cada um nesse momento tão difícil da humanidade, que muitos especialistas comparam com uma guerra; numa situação dessas não há como vencer sozinho, são necessárias medidas particulares e coletivas”.

Com o slogan “Os cuidados são os mesmos, mas precisamos reforçar algumas atitudes”, a campanha dá as seguintes orientações aos usuários do metrô:

– use todo o espaço da plataforma enquanto aguarda o trem;
– use a máscara de forma correta;
– saia de casa apenas se for necessário;
– evite sair em horários de pico;
– deixe as janelas dos trens abertas
– evite se alimentar dentro dos trens;
– não retire a máscara nas estações e trens;
– não retire a máscara para falar ao telefone;
– converse com seu empregador e tente flexibilizar seu horário de trabalho.

Desde março de 2020, os conteúdos da campanha da Trensurb são veiculados por meio de avisos sonoros no metrô, na programação do Canal Você – que conta com monitores nos trens e estações –, no site e perfis da empresa nas redes sociais. “Desde março do ano passado, a empresa não tem medido esforços para enfrentar essa pandemia com ações concretas na área operacional e divulgando todos os protocolos definidos pelas autoridades de saúde. Nessa fase da campanha, mantemos nossos ‘personagens’ dando essas dicas, com criatividade e leveza”, afirma o gerente Jânio Ayres.

Medidas de prevenção

Já em fevereiro do ano passado, antes mesmo da confirmação de casos de Covid-19 no país, a Trensurb reforçava a desinfecção do metrô buscando frear a propagação do coronavírus. Desde então, como normalmente acontece no inverno – período com maior incidência de doenças respiratórias –, os trens que chegam às estações terminais, Mercado e Novo Hamburgo, têm janelas, portas e barras desinfetados com álcool, o que também acontece com catracas, corrimãos, bilheterias, assentos, caixas eletrônicos e outras áreas e equipamentos das estações.

Desde março de 2020, estão sendo realizadas viagens adicionais com trens acoplados (com oito carros ao invés dos quatro usuais). Atualmente, nos horários de pico chegam a circular oito composições com trens acoplados, além de nove trens simples.

Em maio, todas as estações receberam sinalização no piso junto às bilheterias para orientar a formação de filas de modo que os usuários mantenham distância adequada entre eles. As plataformas de algumas das estações mais movimentadas receberam também a aplicação de sinalização no piso buscando orientar os passageiros para que mantenham distanciamento adequado enquanto aguardam para embarcar nos trens.

Desde julho, a Trensurb promove a triagem de metroviários para a Covid-19 com a realização diária de medição de temperatura, além de testes rápidos para a doença. Desde então, já foram cerca de 750 testes realizados.

06/04/2021 – Trensurb

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email