A CBTU Belo Horizonte e o Grupo Confesso promovem ação de conscientização, a partir desta segunda (31/5) até sexta (4/6), para sensibilizar usuários quanto a importância da adoção de atitudes mais cidadãs no uso do transporte público. A campanha visa estimular o respeito aos assentos prioritários, uso exclusivo de elevadores para usuários com mobilidade reduzida, além dos cuidados especiais durante a pandemia, incluindo o uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social que são medidas fundamentais na prevenção contra a Covid-19.
O gerente de Sistemas Fixos e Via Permanente, Luiz Eduardo de Oliveira Gripp, destaca a importância da iniciativa. “As ações educativas do Grupo Confesso buscam sensibilizar os usuários para o uso correto das instalações, especialmente aquelas destinadas às pessoas com necessidades especiais. A ideia é valorizar a preservação de equipamentos como elevadores e escadas rolantes, a fim de garantir as condições de locomoção dos usuários e resguardar o direito de todos”.
Elevadores: De acordo com o Regulamento do Usuário é proibido danificar qualquer instalação ou equipamento do metrô. Neste contexto, a CBTU-BH reforça ainda que os elevadores são de uso exclusivo para gestantes, mães com crianças de colo, cadeirantes e pessoas maiores de 65 anos. A nova campanha integra as ações de cuidado permanente da CBTU-BH com a segurança e integridade de todos os passageiros e busca sensibilizar os mais de 70 mil usuários que utilizam o sistema para atitudes mais respeitosas no uso de espaços coletivos.
Uso obrigatório de máscara: Desde abril de 2020, o uso de máscara sobre o nariz e boca tornou-se medida obrigatória em todas as estações e dependências do metrô, conforme estabelecido pelo Decreto Municipal 17.322/20, válida por tempo indeterminado. O decreto impõe que os estabelecimentos de serviços deverão impedir a entrada e a permanência em seu interior de pessoas sem máscaras ou cobertura no rosto.
31/05/2021 – CBTU Belo Horizonte