MetrôRio lança campanha educativa ‘O respeito deve embarcar sempre’

Peças trazem personagens com máscaras para reforçar o uso obrigatório da proteção no transporte

O MetrôRio, empresa do Grupo Invepar, acaba de lançar a campanha educativa 2021: “O respeito deve embarcar sempre”. Com objetivo de estimular as boas práticas de comportamento dos passageiros, a ação institucional conta com mensagens que serão exibidas por meio de vídeos e imagens nas estações, trens, redes sociais e site da concessionária. Em uma versão mais atualizada e lúdica, as peças trazem personagens com máscaras, para reforçar o uso obrigatório da proteção facial no transporte, assim como a utilização do álcool gel, ações essenciais no enfrentamento ao coronavírus.

“Diante deste novo momento, adaptamos a nossa campanha para dar ainda mais visibilidade à necessidade do uso correto da máscara em todo o sistema metroviário. O alerta também está nos avisos sonoros, placas, painéis, mas é fundamental que todos se conscientizem e colaborem”, afirma o diretor de Operações do MetrôRio, Daniel Habib.

A campanha também destaca temas de conscientização, como a importância de não sentar-se ao chão, atrapalhando o embarque, e de ceder lugares preferenciais a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. Há mensagens ainda sobre gratuidade e os horários de funcionamento do metrô.

A campanha alerta também os passageiros sobre a atuação de ambulantes e lembra que a comercialização de mercadorias é proibida dentro das composições, conforme determinam a Lei Federal nº 6.149/74, Decreto nº 2.522/79 e a Resolução nº 1.264/2017, da Secretaria de Estado de Transportes.

Entre os assuntos já mapeados e que farão parte da campanha ao longo do ano estão o vagão feminino, grandes volumes, embarque preferencial, utilização de elevadores, acesso à via, descarte adequado de lixo, utilização de maneira correta das escadas rolantes, o não uso de mochila nas costas, além de transporte de animais, bicicleta e pranchas de surf.

O MetrôRio pede a colaboração de todos e recomenda aos passageiros que priorizem os meios digitais para recargas e pagamento, como o aplicativo e site do cartão Giro (giro.metrorio.com.br) ou método por aproximação NFC. A concessionária ressalta que estas são alternativas mais seguras, especialmente neste período de pandemia, evitando filas e o manuseio de dinheiro.

19/05/2021 – MetrôRio

Arte: Divulgação MetrôRio
Arte: Divulgação MetrôRio
Arte: Divulgação MetrôRio
Arte: Divulgação MetrôRio