Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

MetrôRio realiza operação especial para eventos do carnaval

O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento para atender o público que vai aos eventos do pré-carnaval carioca (dias 9, 15 e 16/2) e carnaval / desfiles no Sambódromo (21 a 25/2; 29/2 e 01/3).

Neste fim de semana (8 e 9/2), haverá desfiles de blocos e megablocos, em diversas regiões da Zona Sul e no Centro, próximos às estações. No domingo, dia 9, a cidade ainda receberá o show da cantora Iza, no Palco Tim, na Praia de Ipanema.

Para o período de carnaval no Sambódromo e desfile das Campeãs, a operação do MetrôRio será ininterrupta, funcionando a partir das 5h do dia 21 (sexta-feira) até meia noite do dia 25 (terça-feira); e das 5h do dia 29/2 (sábado) até as 23h do dia 01/3 (domingo).

Compra com antecedência

A operação da concessionária contará com alterações nas linhas e fechamento de estações para mitigar impactos no fluxo e promover a mobilidade no escoamento dos eventos. O MetrôRio solicita que os passageiros fiquem atentos às mudanças e adquiram os bilhetes de volta com antecedência para evitar filas. Além disso, é necessário cooperar com atitudes que ajudam a manter a viagem mais tranquila e segura para todos, como segurar as portas da composições, sentar no chão e também seguir as orientações dos operadores de estação.

Extensão da Linha 2

No sábado, 8, a circulação dos trens será das 5h à meia-noite, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio, como ocorre regularmente aos sábados.

Durante o pré-carnaval, nos dias 9 (domingo), 15 (sábado) e 16 (domingo), a operação dos trens será feita de 5h até meia noite aos sábados e de 7h até 23h nos domingos, com circulação da Linha 2 de Pavuna até a estação General Osório.

Nos dias de desfiles no Sambódromo (21 a 25/2 e 29/2 a 01/3), além de funcionar ininterruptamente, a operação da Linha 2 também será feita até Ipanema. Em todas as datas de operação especial, caso seja registrada alta de demanda para a Linha 4 no período da tarde, a circulação da Linha 2 poderá ser estendida até Jardim Oceânico.

Estações fechadas

No Centro, onde no domingo (09) desfilará o bloco Carnaval Square, da cantora Claudia Leitte, a estação Presidente Vargas ficará fechada para embarque e desembarque durante todo o dia. Já na Zona Sul, onde acontecerá o show da cantora Iza, na Praia de Ipanema, a estação Jardim de Alah ficará fechada para embarque a partir das 17h até o encerramento da operação.

O fechamento de estações é uma medida de segurança adotada em transportes públicos sobre trilhos em todo o mundo que ajuda no escoamento de público durante grandes eventos, proporcionando maior segurança. Da mesma forma, poderá ser adotado controle de fluxo no embarque, para evitar lotação no interior de estações e plataformas após os eventos.

Além disso, o MetrôRio também contará com estruturas no entorno das estações, como bilheteria externa na estação Carioca, e grades e portões externos que visam direcionar o fluxo auxiliando o embarque e desembarque de passageiros.

Durante todo o dia, na estação Cinelândia será permitido apenas o embarque com cartões pré-adquiridos. Após os shows dos megablocos no Centro, recomenda-se o embarque na estação Carioca.

Embarque com bicicletas e pranchas de surfe

Nos dias de desfile de megablocos, em função da previsão de grande movimento de passageiros, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô não será permitido durante todo o dia.

Grandes volumes

O tamanho limite para grandes volumes nos trens e estações é de 40cm de largura e 45cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo.

O que é proibido

Não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. Também é proibido embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho e ingerir bebida alcoólica.

Cartão Giro e pagamento por aproximação

Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.

Dicas de segurança para os passageiros

O MetrôRio está operando em esquema especial nos finais de semana até o início de março para atender ao público que está curtindo os eventos de pré, pós e carnaval. Além das ações de reforço no efetivo de segurança e de atendimento e alterações na operação, a colaboração dos clientes também é essencial para o sucesso e segurança da operação. Por isso, a concessionária elaborou uma série de dicas para orientar os usuários:

– Ficar atento às proibições de embarque (grandes volumes e veículos) e nos dias de folia, em especial, não transportar ou utilizar garrafas de vidro, pois o descarte irregular pode provocar acidentes graves;

– Não sentar no chão da composição ou travar o fechamento das portas, que pode atrasar a viagem e provocar acidentes;

– Não ultrapassar a faixa de segurança devido ao risco;

– A gentileza não pode ser esquecida nos dias de folia, portanto devem-se respeitar os assentos preferenciais e ajudar pessoas com deficiência ou necessidades especiais ou acionar apoio das equipes de segurança;

– Não depredar ou vandalizar as composições e estações. Além de ser crime de dano ao patrimônio, atrasa a viagem e pode prejudicar a operação. Em caso de flagrante, denuncie às equipes de segurança;

– Não descarte lixo no interior dos trens, nas dependências das estações e principalmente nas plataformas, pois pode prejudicar a operação;

– Ter paciência ao embarcar e desembarcar e seguir as orientações dos operadores de fluxo. A pressa pode gerar tumulto e prejudicar ainda mais a mobilidade;

Confira a lista de blocos que desfilarão próximos às estações do MetrôRio neste fim de semana, com as mais indicadas para ir aos eventos:

Dia 8 (sábado)

Bloco Desliga da Justiça, no Baixo Gávea, a partir das 8h.
Estações: Metrô na superfície de Botafogo e Antero de Quental

Bloco Spanta Nenén, na Lagoa, a partir das 11h.
Estação: General Osório

Imprensa que eu gamo, Laranjeiras, a partir das 13h.
Estação: Largo do Machado

Bloco BG, em Laranjeiras, a partir de 13h.
Estação: Largo do Machado.

Banda de Ipanema, na Praça General Osório, a partir das 16h.
Estação: General Osório e Nossa Senhora da Paz

Dia 09 (domingo)

Bloco Carnaval Square da Claudia Leitte, no Centro, a partir das 7h.
Estações: Carioca, Cinelândia e Uruguaiana.

Bloco me esquece, no Jardim Botânico, a partir das 8h.
Estações: Metrô na superfície de Botafogo e Antero de Quental

Amigos da Barra, Praia da Barra, a partir das 13h.
Estação: Jardim Oceânico.

07/02/2020 – MetrôRio

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email