Apesar dos reflexos provocados pela pandemia da Covid-19 no transporte de passageiros sobre trilhos, a expectativa do setor é que 2021 seja um ano de crescimento nos investimentos ferroviários no país.
De acordo com a ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), o setor ainda estará em crise no decorrer deste ano, já que não há perspectiva de retomada expressiva da demanda por conta do avanço de casos, internações e óbitos provocados pela doença.
Há em operação 1.116,5 quilômetros de trilhos de trens urbanos, metrôs e VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) no país, com 48 linhas, praticamente os mesmos números existentes no ano anterior. O sistema metroferroviário tem 627 estações no país, das quais 3 foram inauguradas em 2020, no Distrito Federal.
Até a última sexta-feira (14), por exemplo, os trens do Rio, operados pela SuperVia, deixaram de transportar 98,06 milhões de passageiros desde o início da pandemia. Na quinta-feira (13), foram transportados 51,6% menos passageiros em relação a uma quinta-feira antes da chegada da Covid-19.
De acordo com a associação, há para este ano a perspectiva de investimentos para a continuidade de obras em São Paulo, Bahia, Ceará e no Distrito Federal, além do início das obras do monotrilho de Salvador, do trecho 2 do VLT da Baixada Santista e da expansão da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) Natal.
“Temos uma rede muito pequena, muito acanhada, face a necessidade que temos no país. Há mais de 25 regiões metropolitanas, com mais de 1 milhão de habitantes cada, mas os investimentos não acompanham [o crescimento das regiões]”, afirmou Joubert Fortes Flores Filho, presidente da ANPTrilhos.
Enquanto em 2020 os investimentos não representaram 6 quilômetros de expansão da malha ferroviária urbana, neste ano há algumas possibilidades, porém voltadas a possíveis concessões a serem feitas por governos estaduais.
São os casos das concessões das linhas 8 e 9, o VLT de Brasília e o Trem Intercidades, de acordo com o presidente da associação.
Em relação às inaugurações, estão previstos para 2021 um novo trecho com 1,5 quilômetro de vias e 1 estação (Vila Sônia) na Linha 4-Amarela, outro de 1,8 quilômetro e 1 estação (Jardim Colonial) na Linha 15-Prata, e 2,5 quilômetros e 1 estação (Mendes – Vila Natal) na Linha 9-Esmeralda, todas em São Paulo. Isso totaliza 5,8 quilômetros e três estações.
Os trens e metrôs bateram recorde negativo de passageiros transportados no ano passado, o primeiro no qual o país teve de conviver com a pandemia da Covid-19, e também pouco aumentaram a oferta de linhas ou quilometragem das rotas já existentes.
De cerca de 11 milhões de passageiros transportados por dia útil em 2019, o total caiu para 5,8 milhões no ano passado, segundo relatório anual da ANPTrilhos.
Com isso, a queda na quantidade de passageiros que utilizaram os sistemas em 2020 chegou a 46,7% em comparação com o ano anterior, a maior redução já registrada.
Se for considerado apenas o período de restrições adotadas por conta da pandemia do novo coronavírus no ano passado -março a dezembro-, o desempenho é ainda pior e chega a 55,9% de retração em relação ao mesmo intervalo de 2019.
Os sistemas estão presentes em quatro das cinco regiões brasileiras: Sul (Rio Grande do Sul), Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), Centro-Oeste (Distrito Federal) e Nordeste (Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará).
17/05/2021 – Folha de S.Paulo / Blog Sobre Trilhos