A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) se reuniu com os Ministérios da Saúde e Desenvolvimento Regional para tratar da possível regulamentação sobre aglomeração no transporte público, na 5ª feira (13/05), por videoconferência. A Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, apresentou as medidas realizadas pelos operadores metroferroviários para a prevenção da proliferação da Covid-19 e sugestões para aprimoramento das ações, que passam por questões econômicas e sociais.

A executiva ressaltou que, além das medidas já implementadas para a higienização dos trens e estações, segurança dos seus colaboradores e novos protocolos de atendimento ao passageiro, mantém constante busca por novas soluções de limpeza e desinfecção e continua reforçando as campanhas de orientação e conscientização dos passageiros, já que é essencial que todos contribuam para reduzir a disseminação do vírus.

“Estamos em uma grande crise setorial, com a redução de passageiros ao mesmo tempo que somos um serviço essencial para movimentar a economia. Os cuidados com os nossos profissionais é um ponto de atenção desde o início da pandemia, pois eles estão na linha de frente e precisamos de todos bem para manter a prestação do serviço na mesma intensidade e com uma série de novos protocolos. O setor já está incluso dentre aqueles com prioridade para vacinação, mas refletir essa prioridade com o imediato início da vacinação é fundamental para a garantia das operações e para fazer jus ao reconhecimento da essencialidade do serviço de transporte prestado por todos esses profissionais diariamente”, destacou a executiva da ANPTrilhos.