A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e os operadores do Rio de Janeiro encaminharam documento ao Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e ao Prefeito da capital, Eduardo Paes, para solicitar a inclusão dos profissionais do setor metroferroviário no calendário prioritário de vacinação, definido para os funcionários do transporte público. A prioridade para esse grupo já está sendo dada em outros Estados, como São Paulo, onde a vacinação para todos os profissionais do transporte público iniciará em 11 de maio.
O transporte público é um serviço essencial e todos os seus profissionais atuam diariamente no atendimento à população nos sistemas de metrô, trem urbano, do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), barcas e ônibus em todo o País. Todos os profissionais de mobilidade urbana são responsáveis pelo atendimento e transporte de milhões de brasileiros e devem receber a mesma atenção e cuidado diante da pandemia causada pela Covid-19. Eles atuam desde o início da pandemia, em estações, bilheterias, manutenção, além da condução dos trens, metrô, VLT e barcas para garantir o direito de ir e vir da população fluminense. Os profissionais são os responsáveis, muitas vezes, por garantir o deslocamento de profissionais da saúde e de pacientes até os hospitais.
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou a inclusão dos motoristas de ônibus, de transporte escolar e cobradores no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, deixando de fora mais de 5 mil profissionais que atuam nos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos no Município e que possuem o mesmo papel dos demais: transportar pessoas.
O setor metroferroviário de passageiros do Estado do Rio de Janeiro transporta diariamente mais de 600 mil passageiros, sendo serviço essencial que, além de garantir circulação da população no seu dia a dia, também contribui com o funcionamento de outros serviços essenciais, como o da saúde.
A ANPTrilhos repudia a discriminação que esses profissionais estão sofrendo ao não serem incluídos no grupo prioritário de vacinação como os demais colaboradores do transporte público.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTADORES DE PASSAGEIROS SOBRE TRILHOS (ANPTRILHOS)