O mundo da ferrovia sempre encantou as crianças e os jovens. E se o sonho de conhecer de perto a operação dos trens se juntar à oportunidade da primeira experiência profissional? É o que o oferece o curso de dois anos de aluno-aprendiz da CPTM.
De 9 a 13 de dezembro, as inscrições estarão abertas para o preenchimento de 132 vagas para as áreas de Assistente Administrativo (36 vagas), Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica (32 vagas) e Técnico em Manutenção Metroferroviária (64 vagas). No ano passado, 3.697 jovens disputaram 34 vagas.
Os candidatos devem ter 18 anos completos em 03/02/2020 e máxima de 24 anos na data de conclusão do curso, e terem concluído o Ensino Médio. Os alunos aprendizes recebem no primeiro ano (12 meses) uma bolsa de estudos que corresponde a um salário mínimo e, no segundo, a bolsa de estudo passa para um salário mínimo e meio.
Além disso, os aprendizes receberão como benefícios plano de saúde e odontológico, vale alimentação, vale transporte e vale refeição.
Os estudantes terão aulas teóricas e técnicas no Senai Mariano Ferraz e no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, na Lapa, que possui um protótipo de estação ferroviária e da via permanente, um simulador de operação de trens e vários laboratórios técnicos. A escola é uma oportunidade ímpar de aprender tudo sobre o sistema metroferroviário – conteúdo não disponível em universidades. Os alunos também praticam o que aprenderam na operação da CPTM com a supervisão dos profissionais da empresa.
A Fase Escolar é ministrada na Escola Senai Mariano Ferraz, localizada na Vila Leopoldina, no horário das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já a Fase de Prática Profissional Supervisionada será realizada na CPTM, no período das 8h às 11h, nos dias úteis, com acompanhamento da operação ferroviária.
As inscrições devem ser realizadas no site.
09/12/2019 – CPTM