Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Operadoras de trem, metrô e VLT do Brasil reaproveitam mais de 100 milhões de litros de água

Diariamente, os trens e metrôs passam por limpezas e higienizações. Para que não haja desperdício neste processo de limpeza, os sistemas metroferroviários reutilizam mais de 100 milhões de litros de água proveniente de reuso e captação de chuva.

O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 22 de março de 2022, quando se comemora o Dia Mundial da Água.

Além dos trens e metrôs, essa água também é usada na lavagem de peças e limpeza dos túneis. Mas antes que reutilização aconteça, a água passa por tratamento.

Durante o processo, os operadores realizam um controle e monitoramento preventivo para evitar vazamentos. Além disso, os reservatórios também são limpos após serem esvaziados.

Água da saída do ar-condicionado pode ser reutilizada em pequenas tarefas, como lavagem dos panos de chão e limpeza básica. Foto: Divulgação/Metrô-DF.

“Essas iniciativas geram economia e contribuem com o meio ambiente. A redução dos níveis dos reservatórios de água se intensificou nos últimos anos e é importante que todos contribuam com o uso consciente desse recurso natural”, comenta a diretora da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), Roberta Marchesi.

22/03/2022 – Diário do Transporte

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email