A CBTU está investindo na compra de mais de 11 mil toneladas de trilhos que vão beneficiar operações em todas as unidades do grupo no País, incluindo as superintendências de Belo Horizonte, Recife, Maceió, Natal e João Pessoa.
Só para a CBTU Belo Horizonte, a aquisição representa o equivalente a R$ 3.524.500,00 em investimentos. As 700 toneladas de trilho TR 57 serão utilizadas nas atividades diárias de manutenção decorrentes de substituições por desgaste natural.
O superintendente da CBTU-BH, Miguel Marques, comemorou a chegada do primeiro lote de material e destacou que “a compra compartilhada com as demais operadoras tem se mostrado um método eficaz de alcançar vantagem financeira para os cofres públicos e tem permitido que a CBTU distribua melhor os recursos economizados, reaplicando-os em outras demandas necessárias ao dia a dia da operação”.
Desde 2003, a CBTU vem adotando o Registro de Preço, com grande sucesso, o que tem gerado considerável economia na aquisição de materiais e serviços. Segundo o técnico da CBTU-AC, Roberto Augusto, a aquisição foi realizada através de licitação internacional – Registro de Preço, com o objetivo de baratear o custo total dos lotes. Mais de 90% do total adquirido vai abastecer os estoques das unidades que operam no Nordeste.
Em Belo Horizonte, a nova empresa fornecedora será a fabricante chinesa ACSO – Central de Serviço do Aço Ltda. Segundo o fiscal do contrato, Reinaldo Eustáquio Araújo, “a última aquisição dessa natureza foi realizada, em 2007, e a compra veio em ótima hora, já que este é um dos ativos mais importantes para a ferrovia e material de consumo essencial para a operação dos sistemas”.
29/10/2019 – CBTU BH