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A Siemens Mobility recebeu um contrato da Companhia de Transportes do Estado da Bahia para instalar um sistema de Controle de Trem Baseado em Comunicações (CBTC), GoA2, na extensão da Linha 1 em Salvador, Bahia, Brasil. O sistema de sinalização CBTC será totalmente implementado na extensão de aproximadamente cinco quilômetros que conectará Pirajá a Águas Claras/Cajazeiras, incluindo duas novas estações. A integração total da extensão à Linha 1 existente proporcionará maior disponibilidade, melhores operações e uma melhor experiência para os passageiros. Este contrato se baseia na já bem estabelecida relação que a Siemens Mobility tem com o Metrô de Salvador e a CCR Metrô Bahia.

“A extensão da Linha 1 marca mais um passo importante na expansão do sistema metro-ferroviário em Salvador. A CTB se orgulha de estar expandindo seus serviços junto com sua concessionária CCR Metrô Bahia. Estamos satisfeitos que a Siemens Mobility continue a contribuir significativamente para a modernização de nossa rede”, diz José Eduardo Ribeiro Copello, Diretor Presidente da CTB.

“A extensão da Linha 1 do Metrô Bahia é uma excelente notícia para a população da cidade de Salvador. É mais um passo da Administração do Estado da Bahia para proporcionar acesso a um transporte confortável, seguro e sustentável. Com o fornecimento de sistemas de sinalização digital de última geração, a Siemens Mobility se orgulha de fazer parte deste importante projeto de inovação”, diz Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility na América Latina.

O Metrô de Salvador iniciou suas operações em 2014 e é gerenciado como uma Parceria Público Privada (PPP) pela concessionária CCR Metrô Bahia e pela Administração do Estado da Bahia. O sistema compreende duas linhas de metrô de 32 km, com 20 estações, 2 OCCs, 2 depósitos, e utiliza uma frota de 40 trens para transportar 370 mil passageiros por dia.

As soluções inteligentes da Siemens desempenharam um papel fundamental na criação deste sistema, incluindo a instalação dos sistemas de sinalização, controle de trens, catenária e de telecomunicações. O sistema de controle Trainguard MT, implementado pela Siemens Mobility entre março de 2015 e julho de 2018, permite que a operação automatizada do trem seja ativada com um operador de trem a bordo (Grau de Automação nível 2). Mesmo que o condutor acione o trem manualmente, o sistema assume automaticamente a aceleração/travamento e o controle de velocidade entre estações de trem e determina a parada do trem e a abertura/fechamento das portas nas estações. O sistema também permite manobras sem condutor nas áreas de retorno.

Ao desenvolver o sistema de telecomunicações, a Siemens Mobility integrou com sucesso a transmissão de dados, comunicações fixas, multimídia, painel de mensagens e tempo, assim como os subsistemas de monitoramento elétrico e de rádio. A Siemens Mobility também foi responsável pelo fornecimento completo da catenária (sistema de distribuição e alimentação elétrica para tração) em 3 kVcc para os trens.

A tecnologia CBTC baseada em rádio fornece dados em tempo real sobre as condições de posição e velocidade dos veículos, permitindo aos operadores do sistema aumentar com segurança o número de veículos em uma linha ferroviária. Isto resulta em maior freqüência de chegada dos trens e permitirá que o Metrô Bahia possa acomodar mais passageiros em seu sistema. Além disso, a tecnologia localiza com precisão cada trem sobre os trilhos e controla a velocidade, melhorando a segurança para passageiros e funcionários, ao mesmo tempo em que proporciona a capacidade de atualizações contínuas sobre o status do sistema que resulta em menos atrasos e informações de viagem atualizadas.

O escopo do contrato também inclui a atualização do software para todas as unidades a bordo da frota existente de 40 trens e para ambos os Centros de Controle de Operação (o principal e o de reserva) e a instalação, teste e comissionamento do sistema de rádio, intertravamentos eletrônicos e equipamentos de bordo.

A solução da Siemens Mobility CBTC Trainguard MT é o sistema de controle automático de trens mais amplamente implantado no mundo e também é usado por muitos operadores na América Latina, como São Paulo e Buenos Aires, e em todo o mundo, incluindo Paris, Pequim e Nova Iorque.

Foto: Divulgação Siemens Mobility

06/05/2021 – Siemens Mobility

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