Dezenove Associados da ANPTrilhos concluíram, no dia 20 de março, o primeiro curso de Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários, oferecido pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e pelo SEST SENAT, ambas entidades do Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte). A capacitação foi ministrada pela Deutsche Bahn Rail Academy, organização do Grupo DB (Deutsche Bahn), um dos maiores operadores de transporte multimodal de cargas e de passageiros do mundo.

O primeiro grupo de certificação internacional contou com a participação de 35 profissionais que atuam no setor de transporte ferroviário de passageiros e cargas. O curso teve a cooperação da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

O Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, participou do encerramento do curso, que teve entre seus alunos a Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi. “Tive a satisfação de participar da primeira turma do curso de Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários. Foram 18 meses aprendendo e também compartilhando experiências. Agradecemos a CNT, SEST SENAT e ITL por esta oportunidade e à DB Rail Academy pela experiência”, declarou Roberta Marchesi ao finalizar a certificação.

Durante o encerramento, o Presidente da CNT, Vander Costa, destacou que a certificação buscou qualificar os profissionais para garantir mais produtividade, eficiência e redução de custos ao setor ferroviário de cargas e de passageiros, além de demonstrar a relevância do SEST SENAT e do ITL na indução do desenvolvimento do transporte e do país. “Essa é mais uma iniciativa nossa na busca da qualificação da mão de obra para fazer com que tenhamos capacidade de ter uma boa gestão e, mais do que isso, termos como propor aos nossos governantes uma valorização de todos os modais.”

Segundo Costa, a preparação dos gestores e lideranças das empresas, especialmente do setor metroferroviário, pode munir o setor de condições para negociar melhores condições com o governo, de modo a fazer o modal ter um desenvolvimento contínuo e crescente, propiciando o desenvolvimento tanto do transporte de cargas quanto o de passageiros.

Com informações da Agência CNT de Notícias

Fotos: Marcos Borges / CNT

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