Foi uma estreia mundial celebrada pela Alstom, uma das maiores fabricantes ferroviárias da Europa, pelo Ministro da Economia e Transportes da Baixa Saxônia, pelo Ministério Federal dos Transportes e as autoridades de transporte da Landesnahverkehrsgesellschaft Niedersachsen (LNVG) e Eisenbahnen und Verkehrsbetriebe Elbe-Weser (EVB) em Bremervörde, no domingo, 16 de setembro. Diante de convidados e membros da imprensa da Alemanha e do exterior, o primeiro trem movido à célula de hidrogênio do mundo entrou na estação.
O Coradia iLint, construído pela Alstom em Salzgitter, Alemanha, está equipado com células de combustível que convertem hidrogênio e oxigênio em eletricidade, eliminando as emissões poluentes relacionadas à propulsão. A partir de 17 de setembro, dois desses trens entrarão em serviço comercial seguindo um cronograma fixo na Baixa Saxônia.
Por enquanto, os usuários da rede Elbe-Weser, da EVB, podem esperar pela primeira viagem mundial a bordo dos trens de baixo ruído e emissão zero que alcançam até 140 km/h. Pela LNVG, os trens Coradia iLint serão operados em quase 100 quilômetros de linha entre Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehude, substituindo a frota de diesel existente da EVB. Os novos trens serão abastecidos em uma estação móvel de abastecimento de hidrogênio, que será bombeado em estado gasoso para dentro dos trens a partir de um contêiner de aço de 40 pés de altura próximo aos trilhos da estação de Bremervörde. Com um tanque, eles podem percorrer toda a rede durante todo o dia, graças a uma autonomia total de 1000 km. Um posto de gasolina estacionário nas instalações da EVB está programado para entrar em operação em 2021, quando a Alstom entregará mais 14 trens Coradia iLint para a LNVG.
“Isso é uma revolução para a Alstom e para o futuro da mobilidade. O primeiro trem movido a célula de hidrogênio do mundo está entrando em serviço de passageiros e está pronto para a produção em série,” destaca Henri Poupart-Lafarge, Chairman e CEO da Alstom. “O Coradia iLint anuncia uma nova era no transporte ferroviário livre de emissões. É uma inovação que resulta do trabalho da equipe franco-alemã e exemplifica a cooperação bem-sucedida entre os países”.
O Dr. Bernd Althusmann, Ministro da Economia e Transportes da Baixa Saxônia, cujo departamento apoiou a compra de outros 14 trens de hidrogênio pela LNVG, no valor de mais de 81 milhões de euros, está impressionado: “Com a operação de teste a partir de hoje, a Baixa Saxônia está realizando um trabalho pioneiro real no transporte local em cooperação com a Alstom e a EVB. A tecnologia de acionamento livre de emissões do Coradia iLint oferece uma alternativa climaticamente amigável para os trens a diesel convencionais, particularmente em linhas não eletrificadas,” ele explica. “Ao provar com sucesso a operacionalidade da tecnologia de célula de combustível no serviço diário, definiremos o curso para que o transporte ferroviário seja operado em grande escala de forma climaticamente amigável e sem emissões de carbono no futuro. O governo do estado da Baixa Saxônia tem orgulho de colocar este projeto inovador nos trilhos junto com a LNVG”.
O governo federal tem apoiado ativamente o desenvolvimento e testes da nova tecnologia de acionamento na Baixa Saxônia, fornecendo fundos do Programa Nacional de Inovação para Tecnologia de Hidrogênio e Células de Combustível.
Enak Ferlemann, Comissário do Governo Federal para o Transporte Ferroviário e Secretário de Estado Parlamentar do Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital, coloca em poucas palavras: “Uma estreia mundial na Alemanha. Estamos colocando o primeiro trem de passageiros com tecnologia de célula de combustível nos trilhos. Este é um forte sinal da mobilidade do futuro. O hidrogênio é uma verdadeira alternativa de baixa emissão e eficiente ao diesel. Esses trens podem ser operados de forma limpa e ecologicamente correta, especialmente em linhas secundárias, onde as linhas aéreas não são econômicas ou ainda não estão disponíveis.” Ele adiciona: “Portanto, apoiamos e financiamos essa tecnologia para expandi-la”.
Para a Diretora da LNVG, Carmen Schwabl, cuja autoridade organiza o transporte ferroviário de passageiros entre o Mar do Norte e as montanhas Harz e paga uma compensação anual de cerca de 300 milhões de euros para as companhias ferroviárias, a entrada na tecnologia de células de combustível também é uma decisão estratégica. Ela vê a LNVG em um papel pioneiro nacional: “Com os dois trens Coradia iLint e com o uso de outros 14 trens de hidrogênio a partir do final de 2021, somos a primeira autoridade de transporte ferroviário de passageiros a substituir os veículos a diesel existentes por veículos livres de emissões, contribuindo mais para o cumprimento de metas de proteção do clima”. A diretora executiva da LNVG olha mais adiante: “Também fazemos isso porque cerca de 120 trens a diesel em nosso pool de veículos atingirão o fim de sua vida útil nos próximos 30 anos, o que significa que teremos que substituí-los. A experiência adquirida com este projeto nos ajuda a encontrar uma solução prática e sustentável”.
Com cerca de 2 milhões de passageiros ferroviários e cerca de 4 milhões de passageiros de ônibus por ano, a EVB figura entre as maiores provedoras de mobilidade no triângulo Elbe-Weser. A tradicional empresa, que possui uma história de mais de 100 anos e cerca de 550 funcionários, está ansiosa pelo “trem do futuro”. O Dr. Marcel Frank, Diretor Executivo da EVB, enfatiza: “É um grande marco que usaremos o primeiro trem movido a hidrogênio do mundo em nossa rede Elbe-Weser em serviço de passageiros entre Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehude, não apenas para a região e para nós, mas também para transporte ferroviário de passageiros no mundo todo. Para a EVB, esta é a entrada para a mobilidade livre de emissões”.
17/09/2018 – Alstom