5º Premio ANPTrilhos-CBTU-logo-300pxA Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) selecionou 60 sínteses dos artigos técnicos que participarão da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. Dessas 60 sínteses, 51 concorrem ao 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU. Agora, os autores dos trabalhos selecionados terão de produzir o artigo técnico e entregá-lo até o dia 22 de junho, juntamente com a documentação indicada no regulamento.

Os artigos técnicos selecionados foram inscritos em três categorias distintas:

Categoria 1 – Políticas públicas; planejamento urbano; financiamento (funding); gestão de empreendimentos de transporte; tarifas e custeio do serviço.

Categoria 2 – Sustentabilidade; meio ambiente; mobilidade sustentável; gestão; comunicação com o usuário e formação profissional.

Categoria 3 – Projetos de sistemas de transporte e seus subsistemas; inovação tecnológica; aprimoramento de técnicas de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, planejamento e concepção de sistemas de transporte.

Organizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio da AEAMESP, o 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU visa incentivar a produção técnica do setor metroferroviário e o intercâmbio tecnológico entre os profissionais do setor, divulgando e dando reconhecimento à produção técnica e acadêmica desses profissionais, contribuindo para o aprimoramento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil.

Os vencedores de cada categoria do 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU serão conhecidos no dia 21 de agosto, durante a solenidade de abertura da 24ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, em São Paulo.

Veja abaixo a relação dos artigos selecionados:

Categoria 1:

IMPLANTAÇÃO DE SHORT LINES NO BRASIL
O DESAFIO DO FINANCIAMENTO SUSTENTÁVEL DA INTEGRAÇÃO MODAL NOS SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS
AVALIAÇÃO DE UMA NOVA LINHA PARA O SISTEMA METROVIÁRIO EM BELO HORIZONTE SOB A ÓTICA DE CAPACIDADE E DEMANDA
ALTERNATIVA PARA COMPARTILHAMENTO DE FAIXA DE DOMÍNIO NO PROJETO DA FERROVIA EF-118 RIO-VITÓRIA
METRÔ DE SÃO PAULO COMO AGENTE DE ACESSO À EDUÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UNIVERSIDADES PRIVADAS
MAGLEV METROPOLITANO – CIDADES DO PROJETO PILOTO
FINANCIAMENTO DO SISTEMA DE TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO ATRAVÉS DE LAND VALUE CAPTURE
BALANÇO DOS RESULTADOS DA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE VLT NO BRASIL E EXTERIOR
REAPROVEITAMENTO DE TRECHOS FERROVIÁRIOS COM BAIXA DENSIDADE DE TRÁFEGO EM PROCESSO DE DEVOLUÇÃO
ESTAÇÃO ITAQUERA: DILEMAS, DESAFIOS E POTENCIALIDADES ESPACIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO
LINHA 5-LILÁS: MOBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

 

Categoria 2:

ESTRATÉGIAS DE ORIENTAÇÃO DE USUÁRIOS NAS ESTAÇÕES DO TRENSURB PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES
INOVATONA – 1ª MARATONA DE DESAFIOS E INOVAÇÃO DA GERENCIA DE MANUTENÇÃO DO METRÔ DE SÃO PAULO
SUBSTITUIÇÃO DE EMPILHADEIRAS A COMBUSTÃO POR EMPILHADEIRAS ELÉTRICAS, COM CONTRATAÇÃO PELO MAIOR RETORNO ECONÔMICO UTILIZANDO-SE REGRAMENTO DA LEI DAS ESTATAIS (LEI 13303/2016)
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA PARA GESTÃO DE EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA
ESTUDO PARAMÉTRICO DA EMISSÃO DE POLUENTES DE UM VEÍCULO FERROVIÁRIO
APLICAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) EM TREINAMENTOS OPERACIONAIS DE MAQUINISTAS DAS LINHAS 8 E 9 DA CPTM
IMPLANTAÇÃO DE PORTAL COLABORATIVO APLICADO A SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO: CASE SUPERVIA
COMPRAS SUSTENTÁVEIS: O PAPEL DO ESTADO COMO IMPULSIONADOR DE MUDANÇAS NO MERCADO
SISTEMA GESTÃO AMBIENTAL NAS OFICINAS E ABRIGOS DO MATERIAL RODANTE
NOVAS COMPETÊNCIAS DA LIDERANÇA FRENTE AOS DESAFIOS DO METRÔ
A EXPERIÊNCIA COM LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO NA GERÊNCIA JURÍDICA DO METRÔ – SP
PROGRAMA DE SUPERVISÃO AMBIENTAL: FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE EQUIPE.
CONSTRUÇÃO DE RÉPLICA DO CARRO LÍDER DO TREM A35 PARA O EVENTO DE COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO
SUSTENTABILIDADE EM ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS: ESTUDO DE CASO DA NOVA ESTAÇÃO JARAGUÁ.
PARCERIA ENTRE METRO E CORPO DE BOMBEIROS DE SÃO PAULO NO TREINAMENTO DE RESGATE DE VÍTIMA PRESA SOB O METROCARRO

 

Categoria 3:

DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE MANUTENÇÃO PREDITIVA EM CIRCUITOS DE INTERTRAVAMENTO – MPI
ROBUSTEZ DOS SISTEMAS METROVIÁRIOS
GESTÃO DE ATIVOS – ADEQUAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO DO METRÔ-SP ATENDENDO A NORMA ABNT NBR ISO IEC 17025 E AUMENTO DE CONFIABILIDADE DOS PROCESSOS DE MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS.
GERENCIAMENTO DO CICLO DE VIDA DAS FALHAS
SISTEMA DE APONTAMENTO DEFEITOS RONDAS DE LINHA COM UTILIZAÇÃO DE APP
ANÁLISE DE VIBRAÇÃO EM LOCOMOTIVAS: UTILIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO NORMAL PARA DEFINIR OS LIMITES DE ALARMES DAS FREQUÊNCIAS ESPECIFICAS DE FALHAS EM COMPONENTES ROTATIVOS DE LOCOMOTIVAS.
GESTÃO DE INTERFERÊNCIAS NAS OBRAS CIVIS DAS ESTAÇÕES DA LINHA 15 – PRATA – TRECHO SÃO LUCAS – SÃO MATEUS
APLICAÇÃO DE SENSORES DE VIBRAÇÃO E RUÍDO NOS TRILHOS PARA DETECÇÃO DE DANOS EM RODAS FERROVIÁRIAS
METODOLOGIA DE ANÁLISE DE FALHAS EM ROLAMENTOS FERROVIÁRIOS
PERSONAL SPACE – APLICAÇÃO DO CONCEITO NA DETERMINAÇÃO DOS NÍVEIS DE SERVIÇO EM SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO URBANO DE PASSAGEIROS
OTIMIZAÇÃO DO TRABALHO DE CAMPO COM APLICATIVO MOBILE
ESTRUTURAÇÃO DOS PLANOS PREVENTIVOS DE VAGÕES PELO MONITORAMENTO WAYSIDE NA VLI
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS BIM DE ELEMENTOS PADRONIZADOS DE ARQUITETURA DO METRÔ-SP
INTEGRAR SISTEMAS COMEÇA COM “P”
SISTEMA DE VISUALIZAÇÃO REMOTA E HISTÓRICA DE PAINÉIS OPERACIONAIS
ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM NOVO CANAL DE VENDA DE BILHETES PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS SOBRE TRILHOS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
SIMULAÇÃO POR EVENTOS DISCRETOS DE UM TERMINAL FERROVIÁRIO DE CARGA
MODELAGEM DE BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO EM APLICAÇÕES FERROVIÁRIAS VIA OTIMIZAÇÃO POR BIG DATA
PRÁTICA DE FISCALIZAÇÃO E ATO NA EXECUÇÃO DE TÚNEL DE BAIXA COBERTURA. ESTUDO, SEGMENTO E DESAFIO
REDUÇÃO DE FALHAS DO SISTEMA DE FRENAGEM DOS VAGÕES DA EFC
MANUTENÇÃO BASEADA EM CONDIÇÃO: IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE MONITORAMENTO DOS FUSÍVEIS DE SAPATA COLETORA DE TERCEIRO TRILHO NOS TRENS DO METRÔ-SP
 PROCESSO DE MANUTENÇÃO DOS NOVOS MOTORES DE TRAÇÃO AC NAS FROTAS DO METRÔ DE SP
A IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO EM SISTEMAS SOBRE TRILHOS SOB A ÓTICA DA QUANTIDADE DE PASSAGEIROS ATINGIDOS POR UMA QUALIDADE DEFICIENTE NO SERVIÇO PRESTADO
O GERENCIAMENTO DO ATRITO NO METRÔ RIO
ALTERNATIVAS PARA SUBSTITUIÇÃO DE PAINÉIS DE AÇO EM VAGÕES

 

Trabalhos que não concorrem ao Prêmio:

CORREDOR OESTE DE EXPORTAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ
ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO PÁTIO DE MANOBRAS E MANUTENÇÃO GUIDO CALOI DA LINHA 5 DO METRÔ-SP.
MEDIDAS MITIGATÓRIAS DE FATALIDADES DE FAUNA EM MALHAS FERROVIÁRIAS
TRILHA DE APRENDIZAGEM DE CONTRAÇÃO E GESTÃO DE CONTRATOS – UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DO SABER CORPORATIVO
REURBANIZAÇÃO, PAISAGISMO E CICLOVIA SOB O ELEVADO DA LINHA 15-PRATA:
DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO
ANÁLISE COMPORTAMENTAL NA CONDUÇÃO DE TRENS DE CARGA NA EFVM
IMPLANTAÇÃO DA ANÁLISE PREDITIVA DE FALHAS, UTILIZANDO O SISTEMA DE GERENCIAMENTO EMBARCADO
DETECTORES DE IMPACTO DE RODAS: DEFEITOS SUPERFICIAIS EM RODAS DE LOCOMOTIVAS E SUAS CAUSAS.
ORGANIZAÇÕES DE ALTA CONFIABILIDADE (HRO): PODEMOS DIZER QUE OPERADORAS DE SISTEMAS METROFERROVIÁRIOS SÃO UMA HRO?

 

Clique aqui e conheça o regulamento completo do 5º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos – CBTU.