Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trensurb participa de ato de assinatura de contrato para fornecimento de veículos do aeromóvel de Canoas

Na manhã desta segunda-feira (30), a Prefeitura de Canoas promoveu ato de assinatura do contrato de fornecimento de veículos para o sistema do aeromóvel do município, cuja primeira fase prevê ligação entre a Estação Mathias Velho da Trensurb e o bairro Guajuviras. Ocorrido no Paço Municipal, o evento contou com a participação da Trensurb, que integra o comitê de assessoramento para implantação do sistema no município, juntamente com administração municipal, Caixa Econômica Federal e Aeromovel Brasil S.A. Representaram a empresa metroviária na ocasião o diretor-presidente Humberto Kasper e o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Nazur Garcia.

O contrato de fornecimento dos veículos foi firmado entre a Marcopolo S.A. e a Aeromovel Brasil, empresa detentora da tecnologia e responsável pela implantação do modal em Canoas. O prefeito Jairo Jorge também assinou o documento dando anuência à operação. Os termos preveem a fabricação de seis veículos pela Marcopolo para serem integrados ao futuro sistema.

Em sua fala no evento, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, destacou que o projeto do aeromóvel no município significa geração de renda e de soluções. Kasper elogiou ainda a iniciativa e o empenho do prefeito pela concretização do projeto. “Canoas será um exemplo para o Brasil e para o mundo”, afirmou. “Hoje, com os novos desafios do século 21, há necessidade de um novo caminho para a mobilidade. A alternativa é o transporte coletivo, de excelência. E o aeromóvel é uma solução efetiva, porque trabalha, de um lado a mobilidade, e de outro, a sustentabilidade”, declarou, em discurso, o prefeito Jairo Jorge.

Aeromóvel em Canoas

Em 2014, o município e a Aeromovel Brasil firmaram contrato para a realização de estudos e projetos do sistema, prevendo também que a empresa adquirisse os veículos, com a concordância da Prefeitura. O comitê de assessoramento para implantação do aeromóvel realizou visitas técnicas à Marcopolo, em Caxias do Sul, para avaliar as condições técnicas e financeiras do negócio.

A fase atual é de implantação da primeira fase da linha 1, que terá 4,6 quilômetros e sete estações, desde a estação Brigada, no bairro Guajuviras, até a Estação Mathias Velho da Trensurb. A Aeromovel Brasil realiza a sondagem do solo para implantação dos pilares da via elevada.

A linha metrô-aeroporto do aeromóvel

Iniciativa da Trensurb, a primeira linha da tecnologia aeromóvel em operação comercial no Brasil já transportou mais de dois milhões de passageiros entre a Estação Aeroporto do metrô e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O projeto foi totalmente desenvolvido no país, usando tecnologia 100% nacional, de baixo custo de implantação e operacional, além de reduzido impacto ambiental. Funcionando alternadamente conforme a demanda, dois veículos (um com capacidade para 150 passageiros, outro para 300) suspensos, movidos por propulsão pneumática, permitem a integração gratuita e acesso rápido e direto dos usuários do metrô ao terminal aeroportuário. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 50 segundos.

Além de qualificar o acesso ao aeroporto, o empreendimento cumpre diretriz do governo federal para empresas estatais de investir em projetos de infraestrutura e inovação tecnológica e fomentar o desenvolvimento da indústria nacional.

30/11/2015 – TrensUrb – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email