Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Com crescimento de passageiros, Metrô de Fortaleza cria diretoria para capitanear negócios

Diante do crescimento do número de passageiros no Metrô de Fortaleza registrado nos últimos anos, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos criou uma diretoria para prospectar negócios e gerar receitas não operacionais – a Diretoria de Desenvolvimento Estratégico (DDE). A nova unidade administrativa é comandada pela arquiteta e urbanista Giselle de Negreiros Secundino Frota, que atua na área de planejamento da Cia desde junho de 2012.

A meta almejada pelo diretor presidente da empresa, Eduardo Hotz – que comanda o Metrofor desde março de 2015 – é gerar receita através da mobilização dos ativos da empresa, publicidade nas estações ou exploração de comércio nos espaços de circulação de passageiros, entre outras possibilidades de negócios. Dessa forma, podem ser obtidos recursos adicionais para investimento no próprio metrô.

O foco na atração de negócios é paralelo aos esforços na área operacional. Desde 2015, o Metrô passou por três ampliações no horário de atendimento à população – e hoje funciona de 5h30 até 23h -, o tempo de espera nas estações foi reduzido de 20 para 17 minutos e a oferta de transporte foi ampliada com a inserção de mais uma composição na via férrea, somando, no total, 10 trens elétricos na frota ativa. Além disso, entre 2016 e 2017, foram contratados 148 novos profissionais, por meio de seleção pública temporária.

Além da DDE, compõem a estrutura da empresa a Diretoria da Presidência (DPR), Diretoria de Operação e Manutenção (DOP), Diretoria de Implantação (DIM), Diretoria de Gestão Empresarial (DGE) e Diretoria de Desenvolvimento e Tecnologia (DET).

Sobre a diretora

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor, 2012) e pós-graduada em Mobilidade Urbana (Unifor, 2015), Giselle de Negreiros Secundino Frota atuou em alguns escritórios de arquitetura antes de entrar para a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, na função de Analista de Projetos, em 2012. Em 2015, assumiu o cargo de Gerente de Transportes e Integração e, em seguida, de Assessora da Diretoria de Desenvolvimento e Tecnologia. Atualmente, comanda a Diretora de Desenvolvimento Estratégico.

06/02/2018 – Metrofor
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email