Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

ANPTrilhos comemora 5 anos de fundação

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) – entidade que trabalha em prol do aprimoramento e desenvolvimento do transporte de passageiros sobre trilhos, pensando na mobilidade dos cidadãos brasileiros – comemorou, na última sexta-feira (28/08), cinco anos de fundação.

A ANPTrilhos “Há cinco anos algumas operadoras se reuniram e decidiram criar uma associação que defendesse o modal metroferroviário para transporte de passageiros. Nesse período, conseguimos unir o setor metroferroviário e ter o reconhecimento dos poderes Executivo e Legislativo e da sociedade civil como interlocutor do segmento. Nossa entidade se tornou um ator fundamental na valorização do modal de alta capacidade como organizador da mobilidade urbana”, destaca o presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores.

A entidade representa os operadores do transporte de passageiros sobre trilhos do Brasil. Atualmente fazem parte de nossa Associação as operadoras metroferroviárias de passageiros: Metrô Rio, SuperVia, Metrô São Paulo, CPTM, Metrô Bahia, Via Quatro, Metrô DF, CBTU, Trensurb, VLT Carioca, Metrofor e CTB. Além disso, a ANPTrilhos congrega entre os seus associados a indústria e associações: Alstom, Bombardier, CAF, T´Trans, IAT, Thales, Abifer e ABOTtC.

“Esses são só os primeiros cinco anos de uma longa jornada pela qualidade do transporte, pela qualidade ambiental das cidades e pela mobilidade de todos os brasileiros”, enfatiza Roberta Marchesi, superintendente da Associação.

A ANPTrilhos e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU com o apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô- AEAMESP são as responsáveis pelo desenvolvimento do “Prêmio Tecnologia e Desenvolvimento Metroferroviários CBTU/ANPTrilhos que em 2015 está na segunda edição.

A premiação dos vencedores será na tarde de 8 de setembro de 2015, o primeiro dia da 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, evento que se estenderá até 11 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP).

TRABALHOS FINALISTAS

Na Categoria 1 – Políticas públicas, planejamento urbano, mobilidade sustentável, planejamento e concepção de sistemas de transporte, foram selecionados os seguintes trabalhos:
• A Importância do Avanço Urgente no Transporte sobre Trilhos sob a Ótica Ambiental, Visando à Redução das Emissões de Gases do Efeito Estufa: Caso do Metrô do Rio de Janeiro;
• A Linha 4 do Metrô de São Paulo Melhorou as Condições de Vida e de Viagem da População Pobre de sua Área de Influência?;
• Evolução das Redes Metroviárias: Teoria e Método
• Evolução no Monitoramento Ambiental das Obras da Linha 17 – Ouro;
• Expansão da Rede de Transporte da RMSP: Proposta de Método para Identificação de Polos.

Na Categoria 2 – Financiamento (funding) e gestão de empreendimentos de transporte, os trabalhos escolhidos foram estes:
• Avaliação do Potencial Mercadológico de Empreendimentos Ferroviários;
• Estudo da contratação da superestrutura de via permanente no Metrô de São Paulo;
• Gestão de Interfaces na Implantação da obra de um empreendimento metro-ferroviário;
• Parceria Público Privada – Linha 4 – Amarela – Expectativas e Resultados.

Na Categoria 3 – Tecnologias de implantação, operação e manutenção de sistemas de transporte, foram selecionados os seguintes estudos:
• Analise de dormente polimérico reciclado como solução financeira viável para substituição de dormente de madeira dos AMV’s da via permanente;
• Análise estatística do perfil de consumo energético de um trem metropolitano;
• Eficiência Energética em Iluminação: Estudo de Caso na Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre;
• Implantação de Processo de Pré-Montagem de AMV´S na EFVM;
• Simulação Computacional da nova Linha Laranja do Metrô da cidade de São Paulo.
Todos os trabalhos selecionados serão agraciados com troféus e os três melhores artigos técnicos receberão um prêmio de R$ 5 mil reais cada um.
Paralelamente à 21ª Semana de Tecnologia Metroferroviária acontece a METROFERR EXPO 2015, uma exposição que reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que levam ao evento as inovações oferecidas ao mercado metroferroviário.

Serviço
21ª SEMANA DE TECNOLOGIA e METROFERR
Data: 08 a 11 de setembro de 2015
Horário: 1º dia – 12 às 17h00
Horário: 2º ao 4º dia – 9h00 às 17h00
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º andar – São Paulo – SP

 

30/08/2015 – AEAMESP
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email