As modelagens e mecanismos de financiamento do transporte foram tema do primeiro dia do Workshop Financiamento do Transporte Ferroviário Regional, realizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra), nesta 3ª feira (29/06), com transmissão ao vivo pela internet. O evento tem o objetivo de fomentar uma política nacional para o desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, sendo o financiamento um dos aspectos mais importantes desta política.
Na abertura do evento, o Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores, lembrou que a cultura ferroviária foi esquecida ao longo das últimas décadas e que as pessoas dependerem somente de um modo de transporte, sem usar os sistemas de alta capacidade para estruturar os deslocamentos, foi um equívoco e “felizmente, hoje, estamos olhando o interesse do governo, do Estado, de rever e tentar reestruturar” a matriz de transporte. Ele destacou que sem o financiamento isso não será possível e é importante verificar as alternativas e modelos de negócios para atrair o interesse de investidores no setor.
O Secretário Nacional Substituto de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Guilherme Luiz Bianco, também participou da cerimônia e disse que o transporte ferroviário regional de passageiros é uma pauta prioritária no Ministério e as alternativas para esse modo de transporte estão sendo avaliadas. Bianco explicou que ao olhar para o transporte ferroviário, com os novos contratos e renovações, o Ministério está verificando as possibilidades para o transporte de passageiros, seja pela utilização da malha ociosa, sem uso, ou pelo uso de trechos ferroviários que cortam as cidades. A avaliação é feita no contexto da eficiência do transporte e no incremento social agregado às linhas, com geração de emprego e desenvolvimento regional.
O Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Infraestrutura, Felipe Fernandes Queiroz, ressaltou que o transporte ferroviário regional de passageiros tem vocação e a política nacional que está sendo desenvolvida pelo Ministério da Infraestrutura será um grande legado para este setor. Ele explicou que as parcerias ajudam o governo a entregar resultados para a sociedade.
A ANPTrilhos firmou um acordo de cooperação com o Ministério da Infraestrutura e está contribuindo com a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros.
O potencial do transporte regional de passageiros e a importância dos trens regionais neste contexto foram ressaltados pela Diretora Executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.
Debate sobre o financiamento do transporte
O primeiro dia do workshop contou com três palestras que abordaram projetos, modelagem financeira, experiências e mecanismos de financiamento da infraestrutura de transporte. A coordenação das palestras foi conduzida pelo membro da ANPTrilhos, Conrado Grava de Souza.
O Chefe da Assessoria de Concessões e Parcerias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), José Augusto Rodrigues Bissacot, apresentou o projeto e a modelagem do Trem Intercidades de São Paulo (TIC).
As experiências mundiais de financiamento de transportes ferroviários foram apresentadas por Flávio Chevis, Vice-Chairman do Comitê de Economia de Transportes da Associação Internacional do Transporte Público (UITP). Enquanto os mecanismos internacionais de financiamento da infraestrutura foram apresentados pela Especialista em Transporte Urbano do Banco Mundial, Bianca Bianchi Alves.
O evento foi transmitido pelo no Canal da ANPTrilhos no YouTube e a gravação está disponível no link: https://bit.ly/3qKQzqp
Secretário Executivo do MInfra participará do segundo dia do evento
O Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participará do encerramento do segundo dia do Workshop Financiamento do Transporte Ferroviário Regional, nesta 5ª feira (01/07), às 11h30.
A programação do evento começa às 9h com a palestra “Leasing de frotas e sua importância para a viabilidade de projetos”, que será ministrada por Marcos Camelo, Gerente Regional de Ferrovias para a América Latina da TÜV Rheinland Group.
Às 9h40, o Diretor Comercial do Metrô de São Paulo, Claudio Ferreira abordará “Receitas acessórias: naming rights, shoppings, lojas, publicidade e telecomunicações”.
Às 10h20 será apresentado “O papel do BNDES como estruturador de parcerias e concessões”, com a palestra da Gerente do Departamento de Estruturação de Empresas no BNDES, Anie Gracie Noda Amicci.
Às 11h, o Diretor Executivo da DB Engineering & Consulting do Brasil, Peter Mirow, realizará a palestra “Receitas acessórias para trens regionais”.
O segundo dia do Workshop Financiamento do Transporte Ferroviário Regional será transmitido ao vivo no canal da ANPTrilhos no YouTube: https://bit.ly/3qKQzqp.