Durante o segundo dia do Workshop Financiamento do Transporte Ferroviário Regional foram apresentados modelos de receitas acessórias para o transporte de passageiros sobre trilhos, leasing de frota e as ações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o setor. Promovido pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra), o workshop teve o objetivo de fomentar uma política nacional para o desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, sendo o financiamento um dos aspectos mais importantes desta política e o foco do evento, realizado nos dias 29 de junho e 01 de julho, com transmissão ao vivo pela internet.

O leasing de frotas e sua importância para a viabilidade de projetos foi apresentado por Marcos Camelo, Gerente Regional de Ferrovias para a América Latina da TÜV Rheinland Group. Ele explicou que o leasing de veículos é uma das medidas inovadoras que possibilitam o aumento da viabilidade de projetos de infraestrutura de transportes e já é utilizado na Europa.

Em seguida, o Diretor Comercial do Metrô de São Paulo, Claudio Ferreira, apresentou as ações do metrô para obter receitas acessórias. Ele falou sobre as oportunidades de propaganda nas estações; naming rights, que é a concessão de uso de nome das estações como forma de publicidade; e espaços comerciais ligados ao sistema, como lojas e shopping centers.

O papel do BNDES como estruturador de parcerias e concessões foi apresentado pela Gerente do Departamento de Estruturação de Empresas no BNDES, Anie Gracie Noda Amicci. Ela abordou os processos de desestatização, citando como exemplos a Trensurb, operadora do trem urbano da Região Metropolitana de Porto Alegre, e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que opera os sistemas metroferroviários de Belo Horizonte, Recife, Natal, João Pessoa e Maceió.

Os exemplos de receitas acessórias adotados pela operadora alemã Deutsche Bahn foram apresentados pelo Diretor Executivo da DB Engineering & Consulting do Brasil, Peter Mirow. A DB é uma das maiores operadoras de trens regionais do mundo e ele abordou a participação de receitas não tarifárias no financiamento do serviço de transporte como estacionamentos, áreas comerciais, serviço de bordo e comunicações.

O Diretor de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Luciano Lourenço da Silva, participou do encerramento do workshop e destacou a importância dos modelos apresentados no evento e explicou que o Ministério está desenvolvendo uma Política Nacional para o desenvolvimento do transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil. Ele explicou ainda que o Ministério está desenvolvendo um plano nacional de transportes terrestres que contempla o transporte ferroviário de passageiros.

A moderação de todas as palestras foi realizada pelo Membro da ANPTrilhos, Conrado Grava de Souza.

As gravações dos dois dias do Workshop Financiamento do Transporte Ferroviário Regional estão disponíveis no Canal da ANPTrilhos no YouTube:

1º dia do Workshop: https://bit.ly/3qKQzqp

2º dia do Workshop: https://bit.ly/3AgWOXc