A Associação Internacional do Transporte Público (UITP) e a Associação Latino-Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS) realizaram nesta 3ª feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, o webinar “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”, onde foi debatida a participação da mulher na mobilidade urbana.

A Diretora Executiva da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Roberta Marchesi, participou do debate, que também contou com a presença de Ester Litovski, Diretora de Planejamento Estratégico da EMOVA da Argentina, Presidente da UITP América Latina e Vice-Presidente da UITP; de Elizabeth Briceño, Presidente Executiva da INCOFER da Costa Rica; e de Silvia Roldán, CEO do Metro de Madrid, Presidente da ALAMYS e Vice-Presidente Europeia de Metrô da UITP.

A abertura do evento foi realizada por Lindsey Mancini, Chefe do Gabinete do Secretário-Geral da UITP; por Fernanda Carrillo, Chefe da Secretaria Geral da ALAMYS; e Eleonora Pazos, Chefe do Escritório Regional da América Latina da UITP. A moderação foi conduzida por Miguel Elizondo, Jornalista do El Español-Invertia.

Durante o webinar, as executivas explicaram as suas relações com o setor de mobilidade urbana, suas vivências pessoais e apresentaram informações sobre a participação feminina no transporte.

Roberta Marchesi explicou que atua na ANPTrilhos desde a fundação da entidade e responde a uma Assembleia e um Conselho Administrativo formado por homens, tendo o respeito de todos. E que a equipe da ANPTrilhos é predominantemente feminina.

Em relação aos desafios do mercado de trabalho, a executiva relatou que são muitos e que para chegar aos cargos de liderança é importante o constante aprimoramento profissional.

“Hoje, no Brasil, muitas mulheres estão se destacando em diversas áreas. Somos mais de 6 mil mulheres no setor metroferroviário de passageiros, mulheres que servem de inspiração”, destacou a Diretora da ANPTrilhos.