Voluntários do Projeto Help prepararam mensagens de acolhimento para passageiros das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô

O Projeto Help está de volta em julho com uma ação especial de apoio a pessoas que estão abaladas psicologicamente. Voluntários elaboraram milhares de mensagens de acolhimento, a serem oferecidas em parceria com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente. As mensagens serão colocadas nos nichos de leitura das estações São Paulo-Morumbi, Pinheiros e Luz, da Linha 4-Amarela, e Capão Redondo, Largo Treze e Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, nos dias 13, 20 e 27 deste mês, para serem retiradas pelos passageiros.

Nas cartas distribuídas também consta o telefone (11) 4200-0034, para quem precisar conversar com um voluntário. Paralelamente a essa ação, nos nichos de leitura das 27 estações da ViaQuatro e da ViaMobilidade, os passageiros encontram livretos contendo informações científicas sobre depressão e saúde mental.

Além das cartinhas, o Projeto Help também realizará no dia 27 de julho, das 14h às 16h, na Estação Luz, mais uma ação do “Cantinho do Desabafo”, um espaço reservado para uma escuta fraterna, segundo Carlos Eduardo Ferreira de Souza, o Cadu, coordenador da iniciativa criada em São Paulo há mais de 10 anos por integrantes da Força Jovem Universal. Nessa ação o voluntário ouve a pessoa sem julgar, motivando-a a encontrar saídas para o que a aflige.

Cadu avalia que o momento pede atenção especial. Segundo ele, nos primeiros meses do ano passado, apenas 5 pessoas procuraram o “Cantinho do Desabafo” na Estação Largo Treze, um dos pontos da ação. Em setembro de 2020, com a pandemia já consolidada, o projeto recebeu 30 pessoas no cantinho da Estação Capão Redondo.

Somando todas as escutas realizadas em 2020, a média de atendimentos nas linhas foi de 65 pessoas. Para se ter uma ideia do crescimento, apenas em janeiro e fevereiro deste ano o cantinho recebeu 40 pessoas.

Para fazer parte do grupo, composto por pessoas jovens que, na maioria, superaram problemas psicológicos, os voluntários passam por um treinamento com especialistas da área da saúde mental.
“Em um momento como este que estamos vivendo, o apoio a quem está enfrentando problemas é essencial e, de fato, pode transformar vidas”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.

Arte do guia “Falar Inspira a Vida”, disponível nos nichos de leitura das estações

Serviço:
Campanha “Sua saúde mental é essencial – cartas”
Dias 13, 20 e 27 de julho, a partir das 10h
Linha 4-Amarela – Nichos de leitura das estações São Paulo-Morumbi, Pinheiros e Luz.
Linha 5-Lilás – Nichos de leitura das estações Capão Redondo, Campo Limpo e Largo Treze
Campanha “Sua saúde mental é essencial – Cantinho do Desabafo”
Linha 4-Amarela – Estação Luz
Dia 27 de julho, das 14h às 16h

12/07/2021 – ViaQuatro e ViaMobilidade

Print Friendly, PDF & Email