A iniciativa é realizada em parceria com a CCR Metrô Bahia e acontece entre os dias 2 e 28 de Setembro de forma gratuita
O mês de Setembro no Brasil já tem cor deste 2014 e ela é amarela. Fruto de uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, que organizam nacionalmente uma campanha de Prevenção ao Suicídio, marcado especialmente no Dia Mundial sobre o tema (10). É neste contexto que os voluntários do Projeto Help chegam mais uma vez às Estações de Metrô de Salvador e de Lauro de Freitas. A iniciativa tem o objetivo de levar apoio emocional e acolhimento aos clientes do meio de transporte e terá início na quinta-feira (2) na Estação Acesso Norte do Metrô, das 18h às 20h. Os voluntários seguem de forma itinerante até o dia 28, passando ainda pelas Estações Rodoviária, Pirajá, Aeroporto, Imbuí e Lapa.
Cada ação do Projeto Help envolve 10 voluntários. Eles fazem a abordagem nas plataformas e mezaninos das estações de metrô, com pessoas devidamente identificadas prestando um atendimento acolhedor e humanizado, dispostos a conversar de forma anônima e sem julgamentos. Todos os envolvidos no projeto são preparados tanto para ouvir pessoas, sem preconceitos ou juízo de valor, como para doarem seu tempo numa conversa afetuosa. O atendimento é feito respeitando os protocolos de segurança, como o uso de máscaras e o distanciamento físico.
A ação integra o programa Vem pra Cá, que promove eventos e ações que reforçam a pluralidade cultural, diversidade, inclusão e ofertas de serviços à população durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.
01/09/2021 – CCR Metrô Bahia