Às vésperas do Dia Mundial Sem Carro, sistema mostra que cidade conectada é realidade possível
Instalado no centro financeiro e cultural da cidade do Rio, o VLT Carioca circula há mais de dois anos com o desafio diário de ser a principal conexão com os pontos de chegada à região, tornando os deslocamentos mais ágeis sem comprometer segurança e sustentabilidade.
Conectado a ônibus, trens, metrô e barcas, além do porto, rodoviária e Santos Dumont, o sistema transporta aproximadamente 70 mil pessoas por dia. Esse número representa a ocupação de 50 mil carros, considerando a taxa de grandes cidades em 1,4 pessoa/veículo.
Por isso, no Dia Mundial Sem Carro, vale destacar outros ganhos que uma rede de transportes diversificada e integrada representam para a população. Sistemas sobre trilhos, por exemplo, ocupam 20 vezes menos espaço do que os carros para transportar a mesma quantidade de pessoas. E no Brasil representam apenas 0,4% do consumo de energia elétrica*.
E mesmo sendo movido à energia elétrica, o VLT ainda reforça seu perfil não poluente ao adquirir a energia para a operação de fontes renováveis, como biomassa e usinas eólicas e solares. Dessa forma, só no último ano a concessionária deixou de emitir mais de 700 toneladas de CO2 na cadeia de produção.