Sistema traz integração e sustentabilidade ao Centro do Rio
Inovação é palavra de ordem na mobilidade urbana atual. Facilitar deslocamentos e torná-los mais eficientes faz parte do desafio de qualquer operador de transporte. O VLT Carioca já nasceu com a inovação em seu DNA. O sistema trouxe ao Rio iniciativas até então inéditas no transporte sobre trilhos nacional, como a alimentação elétrica sem catenárias e o pagamento espontâneo dos usuários no interior dos trens.
No VLT, a energia é conduzida pelo sistema APS (Alimentação Pelo Solo), terceiro trilho localizado entre os trilhos de rolamento do trem que é energizado apenas no contato com as composições e garante segurança além de menos impacto à paisagem urbana. Além disso, os veículos contam com baterias internas que permitem o armazenamento da energia de frenagem para percorrer curtas distâncias em autonomia, como em cruzamentos, por exemplo.
A inovação percorre ainda o modelo de pagamento, já que no VLT não há catracas ou cobradores, e o pagamento é realizado de forma direta pelo usuário ao validar o cartão no embarque. Modelo amplamente utilizado no exterior e implantado com sucesso no Rio, aliando a colaboração dos usuários à fiscalização constante para garantir nível de qualidade do serviço.
Tudo isso mantido com segurança e de forma sustentável, utilizando energia elétrica de fontes renováveis e tornando o Centro do Rio menos dependente de combustíveis que poluem o meio ambiente e ao mesmo tempo cada vez mais integrado.
19/10/2021 – VLT Carioca