Cada vez mais visto como referência em mobilidade e indutor de revitalização urbana, mesmo com pouco mais de um ano em operação, o VLT Carioca recebeu nesta quarta-feira (16) mais uma comitiva internacional interessada em entender desafios e benefícios da implantação do sistema de veículo leve sobre trilhos.
Vieram de Pudahuel, no Chile, o prefeito Johnny Carrasco e o secretário municipal de Planejamento, David Traslaviña. A cidade é uma das 32 comunas que compõem a região metropolitana de Santiago e conta com cerca de 250 mil habitantes. Na área de transportes, abriga o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benitez, principal ponto de conexão aérea no país.
“Nosso interesse é oferecer um projeto que melhore a ligação atual com o aeroporto, que é o mais movimentado do Chile, além de facilitar a conexão com Valparaíso, que é nossa vizinha e uma das principais áreas turísticas da região”, explica o prefeito Carrasco.
A visita foi acompanhada pelo gerente de Engenharia, José Carlos; pelo gerente de Manutenção, Everton Gonçalves; e pelo Coordenador de CCO e Tráfego, Rodrigo Feitoza. Foram apresentadas a estrutura do projeto e da operação, o simulador de condução e os principais equipamentos de manutenção do CIOM, centro de operação e manutenção do VLT Carioca.
As transformações sociais e de infraestrutura geradas pela chegada do VLT também foram pauta do encontro, que contou ainda com a participação de representantes da Cdurp e da Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio.