A concessionária VLT Carioca deu início à formação da primeira turma de atendimento na Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras. O curso, desenvolvido em parceria com a Firjan, visa capacitar agentes de estação e fiscalização no atendimento aos passageiros portadores de deficiência auditiva e de fala. As aulas estão sendo ministradas na sede da concessionária e entre as lições estão o alfabeto e números, além de saudações, perguntas e respostas do dia a dia. A ideia é que os profissionais do VLT sejam capazes de fornecer orientações sobre itinerários, funcionamento do VLT e esclarecer dúvidas dos clientes. A primeira turma conta com oito colaboradores, que participarão das 40 horas de curso.
“A demanda do treinamento de Libras veio da própria equipe que está no dia a dia dos nos nossos clientes. A comunicação eficaz é essencial e enxergamos nisso uma oportunidade para deixar o serviço do VLT ainda mais inclusivo. A realização do curso foi muito bem recebida pelas equipes e a expectativa é que pelo menos mais uma turma seja formada em breve”, anuncia o gerente de Operações do VLT Carioca, Rodrigo Feitoza.
Segundo dados do IBGE, existem 2,3 milhões de pessoas com algum grau de surdez no Brasil.
29/03/2023 – VLT Carioca