Quatro projetos, várias histórias e dois objetivos: capacitação e profissionalização. Foi assim que, em setembro de 2018, o VLT Carioca e o Instituto Ekloos, por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Municipal de Cultura (Lei do ISS), deram início ao trabalho de aceleração social com iniciativas do Centro e Região Portuária.
Ao longo de quase um ano, os projetos Efeito Urbano, Gamboa Ação, Providenciando a Favor da Vida e Sparta Rio tiveram a oportunidade de entender melhor as possibilidades de alcance de seu trabalho, receberam orientações de organização de suas estruturas e aprenderam a mensurar ações e se preparar para oportunidades de captação de recursos.
A aceleração totalizou 153 atividades realizadas, com a participação de 13 gestores de projetos, em áreas como gestão, diagnóstico, marketing e negócios. Foram 765 horas de mentoria e 255 participantes dos projetos beneficiados indiretamente.
Entre os ganhos do período, o Sparta conseguiu reorganizar suas atividades e o Providenciando estabeleceu um modelo de franquias, enquanto Efeito Urbano e Gamboa Ação conseguiram encontrar rumos mais concretos para suas ações e resultados.
Um benefício coletivo é que todos conheceram as melhores práticas para a gestão de seus projetos. E, já é até possível falar em resultado: todos conseguiram, com o auxílio da mentoria, organizar-se para a inscrição em um edital de captação externa, válido para o segundo semestre desse ano.
Veja abaixo o depoimento dos representantes de cada projeto:
Efeito Urbano – Ellen Cristina e Juliana Mello
Essa parceria Ekloos e VLT, para quem tem um projeto há oito anos, foi enriquecedora. Conseguimos visualizar o amadurecimento do projeto, ter um olhar mais amplo e enxergar as ações de forma mais estratégica e profissional. É um marco zero. Começar de novo e olhar o projeto de uma maneira ampla. Nossa expectativa daqui para frente é olhar pro futuro, entender o que a gente realmente quer fazer e fazer com eficiência.
Gamboa Ação – Gabriela Caiuby
Esses meses de aceleração foram de muito aprendizado e amadurecimento. Entendemos melhor como organizar a nossa instituição e como trabalhar de maneira mais eficiente com as crianças. E agora o desafio é por em prática o que aa gente aprendeu. Uma das lições que nós aprendemos é que as pessoas são mais importantes do que só a própria infraestrutura. Vamos focar em consolidar uma equipe comprometida e que tenha a mesma visão, princípios e valores do projeto.
Providenciando a Favor da Vida – Raquel Spinelli
Conseguimos formular melhor a metodologia de multiplicação do que a gente faz hoje na Providência e já temos, por exemplo, uma “filial” no Alemão. A consultoria permitiu que a gente criasse esse modelo de franquia melhor replicável para outros locais.
Sparta Rio – Thais Branco
O Sparta conseguiu se formalizar e tivemos a chance de ampliar nossos horizontes. Hoje, quando temos uma dificuldade, sabemos como e a quem recorrer. Estamos mais preparados para nos inscrever em editais graças a essa oportunidade.
07/08/2019 – VLT Carioca