VLT Carioca e Instituto Ekloos lançam edital para beneficiar projetos no Centro do Rio

Quatro organizações serão selecionadas para fazer parte do programa de Aceleração Social

Com sede instalada na região portuária e tendo se tornado a principal opção de deslocamento para os moradores dos bairros de Gamboa, Santo Cristo e Saúde, o VLT Carioca amplia agora seu compromisso no campo da responsabilidade social. A concessionária dá início ao Programa de Aceleração Social “Conecta”, por meio de lei de incentivo da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC) e em parceria com o Instituto Ekloos.

O lançamento do programa se deu nesta terça, 14 de agosto. O VLT receberá inscrições de organizações sociais, grupos culturais e coletivos até o dia 12/09. A inscrição no edital de seleção é gratuita e deve ser feita por meio do site www.ekloos.org/conecta.

O modelo de aceleração social tem como finalidade auxiliar projetos sociais na melhoria da gestão, de forma a aumentar o alcance do atendimento e, consequentemente, o resultado final.

O objetivo do programa Conecta para este ano é selecionar até quatro projetos com atuação no entorno do VLT, cujo foco seja a repercussão positiva na sociedade por meio da cultura, prioritariamente no trabalho com crianças e adolescentes. A intenção é que os grupos escolhidos passem por uma capacitação que os ajude a desenvolver as ações já existentes, ampliando, por exemplo, a possibilidade de captação de recursos e a geração de impacto sociocultural.

Sobre o Instituto Ekloos

O Instituto Ekloos é uma aceleradora social que, ao longo de seus 10 anos de atuação, já capacitou mais de 5.000 empreendedores e acelerou mais de 400 ONGs e negócios de impacto social. Com Programa de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vêm trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação.

Sobre o VLT Carioca

Um dos símbolos da mudança na dinâmica de mobilidade do Rio de Janeiro, o VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) faz a conexão com todos os meios de chegada ao Centro do Rio, atendendo aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos com a função de agilizar seu deslocamento na área central da cidade. O sistema se conecta a terminais de ônibus, metrô, trens e barcas, além do Porto do Rio, Aeroporto Santos Dumont e da Rodoviária Novo Rio.

Atualmente, há duas linhas, 23 paradas e 3 estações em operação. Sem catracas, o VLT estabelece uma relação de confiança com o usuário ao incentivar o pagamento de forma espontânea no interior dos veículos. Sem catenárias, o sistema reafirma o compromisso do Rio com a preservação do cenário urbano e a inovação tecnológica, além de interligar a região portuária ao centro financeiro da cidade de uma forma mais rápida, segura e sustentável.

Sobre a Concessionária

O VLT Carioca é uma PPP (Parceria Público Privada) da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável pela implantação, operação e manutenção do Veículo Leve sobre Trilhos no Centro e Região Portuária do Rio. É formada pelas empresas do Grupo CCR (CIIS – Companhia de Investimentos em Infraestrutura e Serviços), Invepar, Odebrecht Mobilidade, Riopar Participações, RATP e BenittoRoggio Transporte (BRT

15/08/2018 – VLT Carioca