Mecanismo ajuda a preservar a temperatura no interior dos VLTs
Uma das principais curiosidades para quem usa o VLT pela primeira vez é o botão de acionamento das portas. Afinal, como funciona e por que é necessário apertá-lo para entrar ou sair dos trens?
O motivo principal para o acionamento do usuário é a preservação da temperatura interna nos módulos. O VLT circula em áreas abertas e o serviço de portas, ainda que seja rápido, influencia na manutenção de um clima agradável para todos.
O botão serve, portanto, como uma garantia. Se em determinadas paradas não houver ninguém para embarcar ou desembarcar em módulos específicos, menos portas serão acionadas e a perda de climatização será menor. Em uma cidade como o Rio, em que os dias quentes são mais intensos, essa opção é fundamental.
É importante destacar, porém, que esse modelo pode ser adaptado. O condutor pode acionar o serviço de portas automaticamente, por exemplo, quando verifica um grande fluxo de pessoas na plataforma ou para agilizar entrada/saída de pessoas com deficiência.
E assim como a segurança operacional, a prevenção também faz parte do nosso planejamento diário. Por isso os botões, por serem uma das áreas de contato dos usuários, passam por higienização constante ao fim de cada trajeto.
15/09/2021 – VLT Carioca