ANPTrilhos_IMG_4739_500pxLuis Valença, João Gouveia, Joubert Flores, General Hamilton Mourão, Roberta Marchesi, José Eduardo Copello e José Sicco durante reunião em Brasília

A Diretoria da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) recebeu na última 4ª feira (14/11), em Brasília, o Vice-Presidente eleito, General Hamilton Mourão (PRTB), para apresentar à equipe de transição do novo Governo cinco temas prioritários para o avanço da mobilidade urbana nacional. As propostas se baseiam em um novo enfoque de investimento governamental, prioritário em sistemas sobre trilhos, como espinha dorsal de uma ampla rede de transporte integrada com outros modos.

O Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores; os Diretores da Associação João Gouveia Ferrão Neto, Luis Valença, José Eduardo Copello e José Cláudio Sicco; e a Superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, explicaram ao Vice-Presidente e aos membros da equipe de transição que a adoção das medidas oferecerá aos cidadãos brasileiros, em pouco tempo, uma infraestrutura estratégica de mobilidade nacional, conectando todas as médias e grandes cidades e, também, as regiões metropolitanas.

“O Brasil precisa desenvolver soluções para melhoria de qualidade na mobilidade urbana. O transporte metroferroviário é fundamental para nossas grandes cidades”, declarou o Vice-Presidente eleito, General Hamilton Mourão.

A reunião contou também com a presença de Levy Fidelix, Presidente Nacional do PRTB; e dos membros da equipe de transição do novo governo Paulo Roberto Correa Assis, Carlos Moufarrege, Marcelo Moufarrege e Marco Aurélio Vieira.

As cinco medidas sugeridas pela ANPTrilhos são:

1) Elaboração de um abrangente Plano de Estruturação Estratégica da Mobilidade Urbana Nacional, com foco no transporte de passageiros sobre trilhos;
2) Prioridades de investimentos no Plano de Mobilidade Urbana Nacional;
3) Fortalecer marcos regulatórios – Segurança Jurídica;
4) Incentivo para a modernização e ampliação dos sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos;
5) Instituição de taxas de financiamento mais atrativas para projetos estruturantes de transporte de passageiros sustentável.

A ANPTrilhos acompanha as movimentações da transição do Governo, em relação às definições para a área de Mobilidade Urbana, e acredita que a nova equipe tem um olhar inovador sobre a infraestrutura do País e a coragem necessária para enfrentar antigos problemas, resgatando mais de 60 anos de políticas públicas que priorizaram apenas o transporte individual, para que seja possível deixar um importante legado de desenvolvimento da mobilidade nacional para as futuras gerações.

Clique aqui e conheça o documento completo entregue ao Vice-Presidente, General Hamilton Mourão.

ANPTrilhos_IMG_4484_500px