ViaQuatro reforça orientações aos passageiros no Carnaval

No período de Carnaval, muitos foliões devem optar pelo metrô como meio de transporte para participarem de blocos e atrações carnavalescas em São Paulo. A ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, deve receber milhares de pessoas no pré-Carnaval (23 e 24/02), Carnaval (02 a 5/03) e pós-Carnaval (09 e 10/03). Para se ter uma ideia, no ano passado, somente no Carnaval (10 a 13 de fevereiro), 1,6 milhão de passageiros foram transportados.

Como muitos desses passageiros não são usuários frequentes a ViaQuatro listou orientações, visando a segurança e conforto de todos, para o acesso aos trens da Linha 4-Amarela:

Horário de funcionamento das estações

• De domingo a sexta, das 4h40 à 0h
• Feriados, das 4h40 à 0h
• Sábados, das 4h40 à 1h

Tarifa

• A política tarifária de todo o sistema metroferroviário é definida pelo Governo do Estado de São Paulo. O valor do bilhete unitário é R$ 4,30
• Para evitar filas nas bilheterias, a concessionária também orienta os passageiros a comprarem antecipadamente seus bilhetes de ida e volta
• Levar dinheiro trocado agiliza a compra do bilhete

Escadas rolantes

• A concessionária recomenda não correr dentro das estações, principalmente nas escadas rolantes
• Utilize o corrimão e não corra nas escadas fixas, principalmente em dias de chuva. Procure usá-las pelo seu lado direito para evitar colisões e quedas
• Nas escadas rolantes, permaneça do lado direito, afastado das laterais e segurando-se nos corrimãos. Deixe a esquerda livre para quem tem mais pressa

Embarque Consciente

• Os passageiros devem aguardar a chega do trem e abertura das portas de plataforma na região lateral das portas, deixando a área central livre para o desembarque
• Atenção com o vão entre o trem e a plataforma
• Ao toque da campainha, não entre no trem e nem saia dele.

Segurança para Prevenção de Acidentes

• Evite olhar e digitar no celular ao caminhar nas estações
• Fique atento ao sinal sonoro de abertura e fechamento das portas ao embarcar e desembarcar dos trens
• Atenção com o chão molhado e escorregadio em dias de chuva
• Ande de mãos dadas com crianças nos trens e estações
• No interior dos trens, segure nas barras de apoio para evitar riscos de acidentes na aceleração e frenagem

Uso dos elevadores e assentos preferenciais

• Os elevadores e assentos preferenciais são reservados para idosos, gestantes, obesos, pessoas com crianças de colo, com deficiência ou mobilidade reduzida. Exerça a cidadania, fazendo respeitar esse direito

O que não é permitido no interior dos trens e estações:

• Fumar
• Consumir bebidas alcoólicas ou viajar embriagado, sem autocontrole
• Consumir qualquer tipo de droga ou entorpecentes
• Pedir esmolas
• Viajar sem o bilhete
• Comercializar, distribuir mercadorias ou impressos e afixar cartazes
• Fazer uso rádio ou aparelhos sonoros
• Acionar indevidamente o alarme
• Jogar lixo no chão
• Transportar volumes com dimensões superiores a 150x 60×30 ou que atrapalhem a viagem dos demais passageiros, vale lembrar que é um transporte de passageiros e não de carga
• Fazer uso de skates, patins, patinetes ou bicicletas

Bicicletas
• O embarque de bicicletas nas estações é permitido de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, e aos sábados, a partir das 14h. Aos domingos e feriados, o embarque é liberado o dia inteiro
• Nas escadas rolantes, só é permitido o transporte de bicicleta para subir
• Nas escadas fixas, as bicicletas devem ser carregadas, tanto para subir como para descer.
• Como medida de segurança, o ciclista deve evitar o fluxo intenso de pessoas nas escadas
• O embarque da bicicleta no trem é permitido apenas no último carro

Transporte de animais

• Os animais de estimação devem pesar no máximo 10 quilos e deverão estar acomodados em caixa própria para o transporte
• O transporte poderá ser realizado fora dos horários de pico, ou seja, das 4h40 às 6h; das 10h às 16h e das 19h à meia-noite
• O animal só poderá ser transportado em horários de pico, excepcionalmente, em caso de agendamento de ato cirúrgico, mediante apresentação de solicitação formal assinada pelo médico veterinário

Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/ fale-conosco

22/02/2019 – ViaQuatro

Print Friendly, PDF & Email