ViaQuatro lança serviço inédito que informa nível de lotação dos trens

viaquatro

Depois de inovar ao lançar o cronômetro que mostra quanto tempo falta para a chegada do próximo trem, a concessionária amplia a informação ao passageiro e indica qual o carro mais vazio para embarcar em tempo real

 

Os passageiros da Linha 4-Amarela vão saber, a partir desta segunda-feira, dia 19 de setembro, em qual carro do trem há mais espaço para viajar. O serviço, inédito em metrôs no mundo, é possível graças a um software que monitora o peso dos carros do trem e gera as informações de carregamento em tempo real nos monitores de TV das plataformas.

O monitor exibe o desenho do trem da ViaQuatro com seus seis carros. Por meio de um sistema de sinalização de cores, semelhante às de um sinal de trânsito, o passageiro poderá identificar o nível de ocupação dos carros: verde para baixo nível de lotação, amarela para médio e vermelho para nível mais alto de lotação. Para orientar o passageiro a localizar o carro mais vazio, as portas de plataforma estarão identificadas por cores e números.

Fruto de desenvolvimento que durou três anos, a ferramenta deve contribuir para tornar o embarque e o desembarque ainda mais rápidos e seguros e a viagem mais confortável. O objetivo é incentivar os passageiros a se dirigir para os carros mais vazios, agilizando o embarque e desembarque nas plataformas. No mesmo monitor, um cronômetro informa quanto tempo falta para a chegada do próximo trem.

A ViaQuatro está sempre atenta à melhoria na qualidade da prestação do serviço. “Adotamos o emprego da tecnologia e inovação para tornar a nossa prestação de serviço cada vez melhor e mais eficiente, garantindo um transporte público de qualidade e conforto”, afirma o presidente da ViaQuatro, Harald Zwetkoff.

 

Campanha de orientação

Para que os passageiros se habituem a utilizar o serviço, a concessionária ViaQuatro realizará campanha de orientação com distribuição de folhetos, cartazes nas plataformas, placas nas portas e vídeos nos monitores.

19/09/2016 – Entrelinhas Comunicação
Print Friendly, PDF & Email