Concessionária transportou mais de um milhão de passageiros nos dias 23 e 24 de fevereiro, fim de semana pré-carnaval, que representa um recorde no período desde o início da operação da Linha 4-Amarela
São Paulo, 25 de fevereiro de 2019 – A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, informa que transportou 1.113.923 milhão de passageiros no último fim de semana pré-carnaval, que corresponde aos dias 23 e 24 de fevereiro. O número representa 17% a mais do que o fim de semana que antecedeu o carnaval do ano passado, e torna-se um recorde de pessoas transportadas no período festivo desde o início da operação da Linha 4-Amarela, em 2010.
No sábado (23), foram transportados mais de 683 mil usuários, 91% a mais em relação a um sábado comum e 5% a mais em comparação com o primeiro dia de pré-carnaval de 2018. No domingo (24), foram transportados mais de 430 mil passageiros, número 97% superior a um domingo normal e 42% maior ao mesmo período do ano passado.
Ações durante o fim de semana
Durante a tarde de sábado (23), a concessionária fechou temporariamente as estações Fradique Coutinho e Faria Lima em razão ao grande fluxo de pessoas que participaram dos blocos na região do Largo da Batata e Rua dos Pinheiros. A medida foi necessária, para preservar a segurança dos passageiros e garantir a prestação de serviços para os demais passageiros que utilizavam a linha.
No domingo (24), a ViaQuatro realizou o embarque por acesso único, conforme previamente planejado para compatibilizar a entrada de usuários com a capacidade de processamento dos bilhetes nas estações Faria Lima, Fradique Coutinho, Pinheiros, Paulista e Higienópolis.
Estratégia especial para o feriado
A ViaQuatro está manterá a estratégia especial para atender ao fluxo de passageiros no período de carnaval, que será adotada pelos próximos seis dias de folia, que correspondem ao carnaval e pós-carnaval, assim como realizou no último fim de semana.
A operação contará com 22 trens em funcionamento das 10h às 20h. Além disso, de acordo com o movimento, a oferta poderá ser maior, com a inclusão de trens reservas. São aproximadamente 550 colaboradores atuando nas estações e interior dos trens, uma ampliação de 100% no quadro de funcionários em comparação a um fim de semana normal.
Para a organização de embarque e desembarque nas estações com maior volume de passageiros, a concessionária está adotando a estratégia de entrada e saída por acessos diferentes, garantindo, assim, maior fluidez ao movimento de passageiros pelas estações.
A iniciativa também conta com a implantação de bolsões, que são áreas delimitadas por grades, para controlar o acesso de passageiros em estações com grande demanda e assim certificar que a entrada do público seja realizada de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios.
Por meio de orientação dos agentes de atendimento e segurança, a comunicação com os usuários seguirá reforçada durante as próximas duas semanas. Vídeos e mensagens sonoras estão sendo transmitidos dentro dos trens e estações, para conscientizar o respeito aos demais passageiros e às regras de segurança, como não acionar indevidamente os dispositivos de emergência.
Para evitar filas nas bilheterias, a concessionária também orienta os foliões a comprarem antecipadamente seus bilhetes de metrô.
Informações adicionais podem ser obtidas na Central de Atendimento (0800 770 7100), de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h e aos sábados e domingos, das 8h00 às 18h. Outros canais de comunicação também estão à disposição, como a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/ fale-conosco.
26/02/2019 – ViaQuatro