Turma terá mais de 600 horas de atividades práticas e teóricas, além de curso de eletricidade básica em parceria com o SENAI
A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, iniciou o treinamento de 31 novos condutores de trens. A turma terá mais de 600 horas de atividades práticas e teóricas antes de iniciar na operação, além de um curso de eletricidade básica oferecido em parceria com o SENAI.
Após as aulas teóricas, as atividades práticas incluem manobras no pátio e a circulação em vias operacionais. O treinamento é um processo rígido, que inclui avaliações, para garantir o conhecimento aos profissionais que vão comandar os trens das duas linhas que transportam diariamente cerca de 790 mil pessoas.
As atividades são realizadas durante a manhã, tarde e noite, preparando os futuros condutores para atuar em qualquer horário da operação. As linhas funcionam todos os dias da semana, das 4h à meia-noite.
Durante o treinamento, os profissionais conhecerão as linhas operacionais, além de toda sinalização, equipamentos de mudança de vias, vias auxiliares e de estacionamento, bem como entradas e saídas dos pátios. Os futuros condutores acompanham a operação durante o treinamento e, somente no último mês, passam a fazer a condução diária dos trens, inclusive durante o período noturno, com acompanhamento de supervisores.
Esta é a 11ª turma de operadores da ViaMobilidade. “A segurança e o conforto dos passageiros são a nossa prioridade. Portanto, investimos na capacitação dos operadores de trem, preparando as turmas para todas as situações operacionais”, afirma o gerente executivo de atendimento, Hamilton Trindade.
Novidades no simulador
As turmas de novos operadores contam com um moderno simulador de operação de trens como parte do treinamento. Com o uso de óculos de realidade virtual e dois controles de mão, os colaboradores conseguem vivenciar situações que ocorrem durante a operação.
Além disso, a tecnologia, desenvolvida pela Waba, agora conta com novos cenários. Os operadores já podem simular uma condução noturna, na chuva e até mesmo manusear virtualmente os AMVs (Aparelhos de Mudança de Via), mecanismos que definem a rota do trem.
O treinamento dos operadores inclui também a Shisa Kanko (em português, significa ‘apontar e falar’), uma técnica japonesa de segurança e saúde ocupacionais de gesticular e falar sozinho com o objetivo de garantir a assertividade, uma vez que ajuda a melhorar o desempenho em funções que exigem atenção. De modo geral, o método resulta em uma redução de 86% dos erros para as pessoas que praticam.
Requisitos da ViaMobilidade para operador de trem
Entre os requisitos exigidos para a contratação de Agente de Atendimento e Operador de Trem estão: Ensino Médio completo, idade a partir de 24 anos, CNH tipo B, conhecimento de eletricidade básica e informática, experiência com atendimento ao público e atividades que demandam concentração.
Cursos anteriores na área de segurança do trabalho (combate a incêndio e primeiros socorros), formação técnica em eletroeletrônica, mecânica, mecatrônica e sistema da informação não são obrigatórios, mas são diferenciais considerados no processo de seleção.
Para se candidatar, basta acessar o link.
28/09/2023 – ViaMobilidade Linhas 8 e 9