ViaMobilidade adota tecnologia inédita no setor para garantir segurança operacional nas Linhas 8 e 9

Copiloto inteligente, conhecido como sensor de fadiga, emite alertas que contribuem para uma condução mais segura

O copiloto inteligente, uma tecnologia inédita no setor metroferroviário de transporte de passageiros do Estado de São Paulo, garante a segurança operacional das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Conhecido popularmente como sensor de fadiga, o equipamento emite alertas em casos que representam riscos para a operação.

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, começou a implantação dos equipamentos no primeiro semestre de 2022, quando iniciou a concessão.

Assim, é possível garantir a segurança operacional em todas as viagens. O equipamento emite alertas tanto para os operadores quanto para os supervisores em caso de sinais de sonolência ou ações indevidas durante a condução.

Quando o copiloto inteligente emite um alerta, envia também um vídeo para os supervisores e todo material é analisado para que ações de melhorias sejam tomadas.

A ViaMobilidade é pioneira no uso desta tecnologia no setor metroferroviário do estado. Atualmente, o copiloto inteligente é amplamente difundido no setor rodoviário, utilizado em frotas de carros, caminhões e ônibus, com o objetivo de evitar acidentes e colisões.

“O objetivo do uso do copiloto inteligente nos nossos trens é garantir a segurança operacional nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Além disso, o equipamento permite um olhar individualizado para cada operador, com ajustes de escala quando necessário. Esse cuidado reforça o conceito de mobilidade humana na concessionária”, afirma Hamilton Trindade, gerente executivo de atendimento da ViaMobilidade.

Simuladores de operação em realidade virtual

Unindo inovação e segurança operacional, a ViaMobilidade também utiliza simuladores de operação de trens em realidade virtual para o treinamento de condutores.

Por meio de óculos de realidade virtual e dois controles de mão, os colaboradores conseguem vivenciar situações que ocorrem durante a operação. Além disso, traz todos os detalhes de uma cabine, do painel de controle e até os principais pontos da paisagem do trajeto.

Com o simulador, é possível realizar atividades como inicialização do trem, procedimentos para dar início à prestação do serviço, abrir e fechar as portas, frear, acelerar e controlar a velocidade. Também é possível conduzir pela réplica da via e visualizar detalhes como curvas, plataformas e sinalização.

Sistema evita abertura indevida de portas

Outra tecnologia implantada nos trens da ViaMobilidade para garantir a segurança operacional é o SIAP (Sistema Inteligente para Auxílio de Abertura de Portas). O dispositivo evita a abertura de portas no lado oposto da plataforma.

O sistema é composto por equipamentos instalados na via e uma antena na cabine do trem. Assim, é possível reconhecer o lado em que é feita a prestação do serviço em cada estação e garantir a abertura das portas na posição correta.

Treinamento de operadores inclui técnica japonesa

Além do uso de tecnologias para garantir a segurança operacional, a ViaMobilidade também investe em capacitação. Ao todo, os operadores recebem um treinamento de 600 horas de duração, divididas em quatro meses. As atividades são realizadas durante a manhã, tarde e noite, preparando os futuros condutores para atuar em qualquer horário da operação.

O treinamento inclui a Shisa Kanko (em português, significa ‘apontar e falar’), uma técnica japonesa de segurança e saúde ocupacionais de gesticular e falar sozinho com o objetivo de garantir a assertividade, uma vez que ajuda a melhorar o desempenho em funções que exigem atenção. De modo geral, o método resulta em uma redução de 86% dos erros para as pessoas que praticam.

A concessionária iniciou em 17 de maio a formação de mais 26 operadores de trens, divididos em duas turmas. Primeiro, estão sendo realizadas as aulas teóricas e, em seguida, começam as atividades práticas que incluem manobras no pátio e a circulação em vias operacionais.

17/07/2023 – ViaMobilidade