No combate à Covid-19 e à Influenza, a SuperVia segue disponibilizando o transporte para equipes de saúde que vão até as residências de pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção para a vacinação domiciliar. Até a última semana, 1.065 pessoas foram vacinadas, sendo 800 idosos (75% do total). A equipes já aplicaram 1.382 doses de vacina contra o coronavírus e 952 doses contra o vírus da gripe, sendo que há casos em que uma mesma pessoa toma os dois tipos de vacina. As visitas estão ocorrendo em vários bairros da cidade do Rio de Janeiro.
A vacinação teve início no dia 18/abril, é feita de segunda a sexta-feira e segue um cronograma definido pelos servidores de saúde da Secretaria Municipal, responsáveis pela elaboração das rotas e pelo contato com os beneficiários. O deslocamento é realizado por uma cooperativa de táxi, contratada pela SuperVia para o atendimento à demanda. A previsão é que essa vacinação domiciliar com apoio da SuperVia dure seis meses, ou até quando for atingido o número de 2 mil pessoas vacinadas ou o limite financeiro da ação.
“O sistema ferroviário do Rio de Janeiro tem mais de 150 anos existência e não foi preparado para a demanda de acessibilidade que acontece hoje. Gradativamente, temos realizado melhorias para mudar essa realidade. Como forma de reparo, assinamos junto ao Ministério Público um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre acessibilidade, no qual estão previstas várias ações, inclusive a vacinação domiciliar. É um importante ato de solidariedade pelo próximo, especialmente neste momento de pandemia forte pelo qual passamos”, explica o presidente da SuperVia, Antonio Carlos Sanches.
A ação é uma parceria da SuperVia com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e o Ministério Público.
15/07/2022 – SuperVia