A Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) concedeu hoje (29/03) duas subvenções para assistências técnicas à Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) para fortalecer as redes ferroviárias que atendem cerca de 10 milhões de passageiros por dia no Brasil.

As subvenções financiarão o desenvolvimento de duas assistências técnicas, sendo uma para elevar eficiência energética e outro para gestão de ativos corporativos, ajudando a reduzir o consumo de energia e os custos operacionais, ao mesmo tempo em que aumentam a segurança do sistema em massa em todo o Brasil.

Segundo o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, “os investimentos dos EUA incentivam soluções inovadoras e focadas no mercado. Nossos investimentos apoiam uma cultura empresarial de excelência, transparência, responsabilidade, desenvolvimento de liderança e verdadeira colaboração. Os projetos que estão sendo avançados por essas subvenções não só têm potencial para impactar positivamente a vida de milhões de passageiros no Brasil, mas também apoiar a vida de muitos outros através da redução do consumo de energia”.

Os operadores de sistemas ferroviários de passageiros do Brasil estão priorizando soluções que reduzirão custos e melhorarão a eficiência energética em todo a malha ferroviária. Além disso, a contínua expansão dos sistemas ferroviários de passageiros do Brasil aumenta a necessidade de uma gestão mais eficiente desses ativos.

“A visão da ANPTrilhos para um sistema ferroviário de passageiros mais seguro e eficiente em termos de energia é aquela que a USTDA se orgulha de apoiar”, explicou a diretora interina da USTDA, Enoh T. Ebong, que complementou: “As empresas norte-americanas oferecem soluções de vanguarda mundial nesta área e estão dispostas a fazer parcerias com o Brasil, pois continuam transformando sua infraestrutura ferroviária para atender às demandas de seus clientes. Nossa colaboração com a ANPTrilhos está ajudando isso acontecer”.

“O transporte público de passageiros está passando por uma grave crise em todo o mundo”, disse o Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores. “Nossa cooperação com a USTDA melhorará a eficiência e reduzirá os custos relacionados a gestão de ativos e energia, preparando os sistemas ferroviários de passageiros do Brasil para uma recuperação mais rápida após a pandemia da COVID-19.”

O programa de assistência técnica da USTDA com a ANPTrilhos ajudará a planejar e implementar uma série de investimentos em tecnologia da informação e comunicação para otimizar a manutenção dos sistemas, bem como identificar soluções de eficiência energética específicas às necessidades das operadoras brasileiras.