A Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) divulgou nesta 2ª feira (26/04) a abertura da chamada pública internacional para a realização de dois estudos distintos: o primeiro trata de eficiência energética e o segundo de gestão de ativos, ambos vinculados ao setor metroferroviário brasileiro. As propostas podem ser enviadas até os dias 18 de junho de 2021 para o estudo de eficiência energética e 02 de julho de 2021 de gestão de ativos.
Os estudos fazem parte da subvenção de US$ 1,58 milhão, equivalente a mais de R$ 9 milhões, fruto de um Acordo de Cooperação assinado entre a USTDA e a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), para a realização dos estudos que tem como objetivo colaborar com o aprimoramento da gestão das redes metroferroviárias em todo o Brasil.
“O transporte público de passageiros está passando por uma grave crise em todo o mundo. Nossa cooperação com a USTDA buscará melhorar a eficiência e reduzir os custos relacionados a gestão de ativos e energia, preparando os sistemas ferroviários de passageiros do Brasil para uma recuperação mais rápida após a pandemia da Covid-19”, explica o Presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores.
A previsão é de que os estudos sejam realizados no prazo de um ano e envolvam os maiores especialistas dos operadores brasileiros, que participarão, em conjunto com a ANPTrilhos, do monitoramento da execução de todas as atividades que serão realizadas e aprovação dos produtos a serem entregues pelas empresas contratadas.
Clique aqui para acessar os documentos do chamamento público internacional dos estudos:
Leia também:
USTDA apoia eficiência energética e segurança nas ferrovias brasileiras