A CBTU Belo Horizonte assinou novo contrato para serviços de inspeção de trilhos com o uso de ultrassom nos mais de 56 km de via da Companhia em Minas. A contratação vai contar com recursos de R$ 534 mil e as inspeções serão realizadas, trimestralmente, durante todo o ano.
O monitoramento constante dos trilhos tem como objetivo detectar possíveis imperfeições que possam provocar o surgimento de trincas e rachaduras capazes de interferir na circulação diária dos vagões. Os principais motivos para a existência de imperfeições são defeitos de fabricação e o desgaste natural gerado pelo uso constante da via.
Segundo o coordenador de Via Permanente e Edificações, Reinaldo Eustáquio, os equipamentos utilizados no diagnóstico têm a mesma base tecnológica dos ultrassons feitos por imagem. “O equipamento gera gráficos que permitem uma interpretação qualitativa e dimensional dos defeitos apresentados pelo trilho, garantindo mais rigor na verificação estrutural. As inspeções periódicas contribuem muito para a segurança operacional e ajudam a determinar o melhor momento para corrigir eventuais falhas”, enfatiza.
Prevenção em detalhe: A empresa responsável pelas avaliações é a multinacional Physical Acoustics South America (PASA) e a manutenção seguirá os padrões internacionais já consolidados em metrôs de todo o mundo, sendo aplicada com diferentes graus de complexidade. Os equipamentos usados incluem ultrassom veicular, que realiza o monitoramento global da via, bem como a inspeção ultrassônica manual que identifica detalhadamente o trecho de trilho afetado e as condições específicas a serem avaliadas.