Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trensurb tem nova diretoria executiva

Fernando Marroni é o novo diretor-presidente da estatal, que também passa a ter Vanessa da Rocha como diretora de Administração e Finanças e Ernani Fagundes como diretor de Operações.

Na tarde desta segunda-feira (26), tomaram posse os novos integrantes da Diretoria Executiva da Trensurb. A empresa passa a ser presidida por Fernando Marroni, ex-deputado federal e estadual e ex-prefeito de Pelotas, enquanto Vanessa da Rocha é a nova diretora de Administração e Finanças e Ernani Fagundes assume a Diretoria de Operações.

Marroni é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas e é servidor público federal da Universidade Federal de Pelotas. Foi deputado federal por quatro mandatos, deputado estadual por um e prefeito de Pelotas entre 2001 e 2004. Na Câmara Federal foi titular da Comissão Especial da PEC 090/11, que introduziu, na Constituição, o transporte como direito social. Sobre os objetivos e expectativas da nova gestão da Trensurb, o diretor-presidente afirma: “A nossa prioridade é manter o conforto e a segurança dos passageiros, isso é o mais importante para nós. Dar eficiência à gestão da Trensurb no sentido de diminuir o impacto que tem dos subsídios. Isso não significa, de forma alguma, elevar tarifas. Significa que, com o processo de gestão dos principais insumos, como energia, pessoal, automação, se consiga diminuir os custos de operação para que a tarifa seja compatível com as expectativas da população. Então, segurança em primeiro lugar, conforto do passageiro e regularidade na linha”.

Já Vanessa da Rocha possui formação superior em Ciências Econômicas pela PUCRS e pós-graduação em Gestão Pública – Transparência e Controle Social pela Fundação La Salle. Foi secretária municipal da Fazenda e também de Planejamento e Gestão de Canoas. Ocupou ainda cargos de gestão na secretaria de Obras e na Casa Civil do Governo do Estado, além de diretorias na administração municipal de Viamão. “É uma satisfação ter sido nomeada como diretora administrativa da Trensurb”, afirma Vanessa. “Vamos trabalhar para modernizar a empresa e qualificar a gestão. Reconstrução e união por uma Trensurb pública e de qualidade!”, complementa.

Ernani Fagundes é graduado em Administração de Empresas pela Unisinos e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Empregado da Trensurb desde 1985, ele já passou pelos cargos de diretor de Administração e Finanças, superintendente de Desenvolvimento Comercial e superintendente de Desenvolvimento e Expansão – quando foi um dos responsáveis por coordenar as obras de expansão da linha metroviária de São Leopoldo a Novo Hamburgo. Também atuou nas prefeituras de São Leopoldo e Porto Alegre em funções de gestão de transporte e mobilidade. Sobre a nomeação como diretor de Operações, ele afirma: “Como funcionário há 38 anos na empresa, já tive a oportunidade de participar da gestão na área de expansão durante toda a construção da obra [de expansão a Novo Hamburgo], então, pra mim, é um desafio e uma grande satisfação ao mesmo tempo, porque, como sou funcionário da empresa, nosso compromisso com a área operacional é muito genuíno. O nosso objetivo é construir com o Marroni e com a Vanessa uma gestão que supere todos os desafios que sabemos que vamos encontrar, pois a empresa já tem certo tempo de operação e uma série de necessidades. E o nosso desempenho vai ser muito necessário para que a empresa se mantenha muito bem avaliada pela população e como uma empresa pública e estatal”.

26/06/2023 – Trensurb

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email