Trensurb retoma atividades com operação especial

A Trensurb, operadora do trem urbano da Região Metropolitana de Porto Alegre, retomou parcialmente a sua operação, após 27 dias de paralisação por conta das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul no mês de maio. Os trens voltaram a circular no dia 30 e estão operando entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, das 6h às 20h, com intervalos de 35 minutos entre as viagens.

A operação emergencial batizada de Trilhos Humanitários visa atender as necessidades de deslocamento da população e não tem cobrança de passagem, uma vez que os sistemas de bilhetagem da Trensurb também foram afetados pela calamidade e seguem inoperantes.

“Estamos muito felizes com a retomada das atividades da Trensurb, mesmo que de forma parcial. O transporte é um serviço público essencial e a Trensurb está cumprindo com empenho o seu papel social de atendimento à população. Os impactos das chuvas foram grandes na infraestrutura da companhia e parabenizamos toda a equipe pelo empenho em restabelecer a operação. Desejamos o restabelecimento de todo o estado o mais breve possível”, afirma, Joubert Flores, Presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

De acordo com a Trensurb, dois trens circulam no trecho Mathias Velho – Unisinos por ambos os lados da ferrovia, enquanto um único trem faz o trajeto de ida e volta, em via única, entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo – sendo necessário o transbordo na Estação Unisinos para aqueles que forem seguir viagem. Isso ocorre pois os trens foram recolhidos para a via, no trecho elevado entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, a fim de serem preservados do alagamento do pátio da empresa, situado no bairro Humaitá, em Porto Alegre.

São 13 estações atendidas em cinco municípios – Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo –, num trajeto de 26 quilômetros, com capacidade para atender cerca de 30 mil passageiros por dia. Em condições normais, a Trensurb transporta aproximadamente 110 mil passageiros nos dias úteis.

A campanha Trensurb Abraça, de auxílio aos metroviários da Trensurb afetados pelas enchentes no estado, permanece em andamento. Os interessados em ajudar podem acessar o link: https://bit.ly/trensurbabraca .