Na manhã desta sexta-feira (4), a Trensurb recebeu a visita de estudantes do curso de mestrado em engenharia de produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acompanhados da professora Ana Margarita Larrañaga. Além de visitar a Diretoria de Operações da empresa, os estudantes assistiram a uma palestra sobre a atuação do Centro de Desenvolvimento Operacional Aplicado à Tecnologia Aeromovel (Cedaer) e o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô.
Coordenador do Cedaer, o engenheiro Sidemar Francisco da Silva falou sobre a concepção do aeromóvel e passou a palavra para o também engenheiro Marco Antonio Casara, da Coordenação de Desenvolvimento Operacional. Casara apresentou dados técnicos da operação do aeromóvel, falando sobre as inovações tecnológicas do modal e seu sistema de propulsão a ar. Já Say Ming Wong, assessor operacional da Gerência de Operações, encerrou a palestra falando sobre as características da operação do metrô.
Após a palestra, os mestrandos participaram de uma visita ao CCO, onde conferiram de perto o controle operacional da empresa e fizeram uma viagem na linha metrô-aeroporto do aeromóvel, acompanhados pelo engenheiro Casara.
O aluno de mestrado André Dultra, que participou da visita com seus colegas, diz que já conhecia o sistema do aeromóvel “mas com mais informações e essas explicações se tornou bem mais interessante”, afirma. Sobre a relação das informações passadas pelos técnicos da Trensurb com aquilo que é visto no curso, André avalia que “sem dúvida, agrega: estudamos essas coisas, mas ver em campo tudo aquilo que estudamos na teoria é enriquecedor”.
Aberta à comunidade
A Trensurb tem um histórico de relações com a comunidade, recebendo visitas de escolas, estudantes e grupos diversos interessados em conhecer o funcionamento da empresa. Além das frequentes visitas de grupos de universitários, o programa Futuro Usuário recebe periodicamente jovens em idade escolar para que possam conhecer as dependências da empresa e receber orientações para o uso correto do sistema metroviário. Casos de estudantes trazendo propostas de aplicação de seus projetos acadêmicos nas dependências da empresa também são comuns.
Esse relacionamento com a comunidade está a cargo do Setor de Responsabilidade Socioambiental da empresa, que pode ser contatado por interessados em visitas pelo e-mail sseram@trensurb.gov.br.
Foto: Artur Colombo/Trensurb