Após processo seletivo com 341 inscritos, 40 jovens de famílias de baixa renda irão realizar curso de assistente administrativo, promovido anualmente em parceria com o Senai-RS.
Nesta terça-feira (7), a Trensurb realizou a admissão dos novos aprendizes selecionados para o Programa Estação Educar 2023. Promovido em parceria com o Senai-RS, o Programa proporciona aprendizagem profissional por meio do curso de assistente administrativo, anualmente, para 40 jovens membros de família de baixa renda. Além de participarem do curso com 800 horas-aula, os jovens recebem da Trensurb remuneração de acordo com o salário mínimo-hora nacional, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica. Na ocasião, acompanhados de seus responsáveis, os novos participantes do Estação Educar compareceram ao Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre, onde é desenvolvido o Programa. Divididos por turno, em turmas de 20 aprendizes – assim como durante a realização do curso –, eles receberam todas as instruções de admissão e assinaram seus contratos individuais de trabalho.
Gerente de Recursos Humanos da Trensurb, Juliana Farias esteve presente nas atividades desta terça-feira e deu as boas-vindas aos novos aprendizes. Juliana também lembrou do privilégio de um aprendiz ao ser sorteado entre os 341 inscritos, além de ressaltar a importância dos instrutores do Senai-RS, que, a partir de agora, serão os responsáveis pela formação dos aprendizes como assistentes administrativos para o mercado de trabalho.
A técnica em administração do Setor de Pessoal da Trensurb, Michele Ferreira, realizou uma apresentação sobre a empresa e explicou o funcionamento do curso. As atividades são divididas em três módulos principais: comunicação e organização na empresa, rotinas administrativas e apoio logístico, abordando conteúdos como rotinas de organização de documentos, organização de escritório, atendimento ao cliente, gestão de pessoas, legislação e processos de compras. Após a apresentação, os aprendizes foram chamados para a assinatura de seus contratos de admissão.
Lucas Colares, um dos novos aprendizes admitidos, diz ser muito gratificante agora fazer parte do Estação Educar. “Desde o primeiro ano do ensino médio estava procurando algum [programa de] jovem aprendiz, e quando descobri que fui selecionado, fiquei bastante emocionado, pois é algo que busco há três anos e finalmente consegui, em um curso muito bom e qualificado”, afirma Lucas. As aulas do Programa Estação Educar 2023 têm início na próxima segunda-feira (13).
07/02/2023 – Trensurb