Iniciativa, que desde 2011 divulga dicas para melhorar a convivência no metrô, tem lançamento de nova etapa na terça-feira (20), na Estação Mercado, e intervenções nos trens até o final do mês.
Na próxima terça-feira (20), às 15h, a Trensurb lança a nova fase de sua campanha de Etiqueta Urbana em ação na Estação Mercado. Na ocasião, será exibido um novo videoclipe educativo e guias com dicas de convivência no metrô serão distribuídos. Estarão presentes o Zurbinho, mascote da empresa, e Alípio Tchutchukinho, personagem interpretado pelo ator Maikinho Pereira, ambos estrelas do videoclipe da campanha – com letra e música de autoria de Anderson Luis e Daniel.
“A nova etapa da campanha Etiqueta Urbana traz como novidade, além do personagem já tradicional do Alípio, dos dois últimos anos, a companhia do Zurbinho; o mascote da empresa quer ajudar a passar a mensagem de que a boa educação melhora ainda mais não só o ambiente metroviário, mas o nosso dia a dia”, explica o gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Jânio Ayres. Responsável pela área que criou a campanha e todo o material gráfico divulgado, Jânio afirma ainda: “Acreditamos também que estamos investindo numa mudança cultural, em que a gentileza se impõe como prática cidadã”.
Intervenções bem-humoradas nos trens com Zurbinho e Alípio acontecem do dia 21 ao dia 23 e de 27 a 30 de junho, partindo sempre da Estação Aeroporto, às 14h, em direção à Estação Mercado ou a Novo Hamburgo. Para esta sétima fase da campanha, também foi desenvolvida uma nova concepção gráfica, contando com material impresso e novas postagens para divulgação nos perfis da empresa nas redes sociais.
“Buscamos dialogar com os usuários do sistema para que, com pequenos gestos, contribuam para a boa fluidez dos serviços e o bem-estar de todos que utilizam a linha. O Guia Etiqueta Urbana da Trensurb não é uma diretriz apenas para o metrô, pois suas orientações transcendem um modal ou sistema específico”, afirma o diretor-presidente da Trensurb, David Borille.
Histórico
A campanha de Etiqueta Urbana nasceu em 2011, a partir de sugestões recebidas pela Central de Atendimento ao Usuário da Trensurb. Na época, foram lançadas cinco dicas iniciais de etiqueta para o convívio diário adequado nos trens, abordando os principais problemas detectados no comportamento do público em geral. Na fase seguinte, ainda em 2011, foram divulgadas cinco novas dicas. Em 2012, todas as dez foram agregadas em um pequeno guia distribuído nas estações. Essa terceira fase teve, ainda, novas adesivagens indicando os assentos preferenciais nos trens. Na quarta etapa, em 2014, duas novas dicas foram incluídas, totalizando 12, e, pela primeira vez, intervenções artísticas fizeram parte das ações de divulgação. Em 2015, a quinta fase da campanha trouxe atores que interagiram com os usuários e demostraram, de forma bem humorada, bons e maus exemplos de comportamento. A divulgação das dicas também foi ampliada com novas postagens nas redes sociais. O formato foi mantido na etapa desenvolvida em 2016.
Confira as dicas:
– não obstrua as portas e acomode-se ao longo dos carros;
– mantenha-se à direita nas escadas e ao entrar e sair dos trens;
– evite sentar-se no chão;
– respeite os bancos preferenciais;
– use fones de ouvido ao viajar escutando música;
– retire a mochila das costas;
– ao ler, não invada o espaço alheio;
– jogue o lixo na lixeira;
– não se encoste na barra, segure-a somente com as mãos;
– não fique no trem no desembarque final;
– não ande de skate nas estações.
Serviço
Lançamento da sétima etapa da campanha Etiqueta Urbana Trensurb
Quando: terça-feira (20), às 15h
Onde: Estação Mercado
Intervenções da campanha nos trens – partidas da Estação Aeroporto, sempre às 14h
21/06 – em direção à Estação Novo Hamburgo
22/06 – em direção à Estação Mercado
23/06 – em direção à Estação Novo Hamburgo
27/06 – em direção à Estação Mercado
28/06 – em direção à Estação Novo Hamburgo
29/06 – em direção à Estação Mercado
30/06 – em direção à Estação Novo Hamburgo