Empresa já recebeu rádios portáteis, enquanto equipamentos embarcados em trens devem ter instalação retomada na próxima semana.
A implantação do novo sistema de radiocomunicação digital da Trensurb, com tecnologia Tetra (rádio troncalizado terrestre, na sigla em inglês), está avançando, com passos importantes sendo dados nas últimas semanas, como a entrega dos rádios portáteis e o treinamento para operação e manutenção dos equipamentos – inclusive dos rádios embarcados nos trens.
O novo sistema permite a transmissão, com mais qualidade e desempenho, de recursos de voz e dados, com conexão direta ao Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô. Incorpora também novas funcionalidades, que trazem mais segurança, regularidade e maiores vantagens tecnológicas. Além das chamadas de voz com possibilidade de prioridade de chamadas, integração com central telefônica, entre outras vantagens, o sistema conta com transmissão de dados de localização (GPS), monitoramento, alarmes, redundância, gravação das comunicações, canais de dados e mensagens de texto.
Diretor de Operações da Trensurb, Luis Eduardo Fidell afirma que “o impacto dos rádios digitais na operação será disruptivo”, citando como alguns dos principais benefícios “deixar em tempo real e com assertividade de localização a comunicação entre a área operacional e as áreas de manutenção”. Fidell prevê que o sistema de radiocomunicação digital “trará melhoria e rapidez nos processos de trabalho, aumentando a eficiência das tarefas e garantindo uma resposta mais rápida em qualquer eventualidade, principalmente nas manutenções de via e sinalizações consideradas críticas. Esse sistema otimizará o gerenciamento da operação e as interfaces com as áreas correlatas, mas o principal é que essa melhora na comunicação terá reflexo direto na segurança operacional e da nossa equipe de campo”. O diretor destaca ainda: “Nossa equipe já está sendo treinada e se familiarizando com a nova tecnologia”.
A implantação ocorre por meio de duas contratações, ambas firmadas com a Teltronic Brasil. A primeira contempla a instalação de equipamentos de rádio em todos os trens (totalizando 80, já que cada um dos 40 trens da frota tem duas cabines), nos veículos do aeromóvel (um para o A100 e dois para o A200), rádios fixos (de mesa) para CCO, para os centros de controle de Estações (CCE) e Segurança (CCS) e para as três salas dos operadores de trem (nas estações e no pátio da empresa), consoles de gerenciamento do sistema para controladores do CCO, CCE e CCS, além da colocação de seis antenas ao longo da via (nas estações Santo Afonso, Esteio, Mathias Velho e São Pedro, no pátio e no Morro do Cedro). O valor global desse contrato é de R$ 6,73 milhões.
Três trens série 100 (frota original) e outros três da série 200 já têm os rádios embarcados instalados e a instalação nos demais deve ser retomada a partir da próxima semana, quando também deve iniciar a colocação dos equipamentos nos veículos do aeromóvel (que ligam o metrô ao Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho). Antenas e rádios fixos já estão instalados e os consoles devem ser instalados e configurados nas próximas semanas. Também será realizada a configuração do GPS e da rede de rádio como um todo.
O outro contrato contemplou a aquisição de 230 rádios portáteis pelo valor de R$ 1,21 milhão. Os equipamentos já foram entregues à Trensurb e distribuídos às áreas que irão utilizá-los. 210 dos 230 são para as áreas de operação e manutenção. Os outros equipamentos foram entregues a áreas de projetos e ligadas ao aeromóvel. Atividades de treinamento vem ocorrendo desde o mês de setembro e devem continuar ao longo das próximas semanas, contemplando operação e manutenção de equipamentos portáteis e embarcados, além de consoles, dispositivos auxiliares e da rede de rádio.
09/10/2020 – Trensurb