Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trensurb institui sua Política de Gênero, Raça e Diversidade

Documento tem como objetivo institucionalizar compromisso histórico da empresa em favor da diversidade, inclusão e equidade de gênero e raça.

A Resolução do Conselho de Administração da Trensurb nº 0003/2023, de 4 de abril, aprovou a Política de Gênero, Raça e Diversidade da empresa. A finalidade do documento, conforme seu artigo inicial, é “institucionalizar e estimular os melhores valores de convivência, onde serão primordiais as questões que tratam de diversidade, igualdade e inclusão”.

Um grupo de trabalho havia sido instituído em 2022, no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), para elaborar a Política, buscando institucionalizar o compromisso histórico da Trensurb em favor da diversidade e da equidade de gênero e raça como uma política oficial da empresa. Coordenador do grupo de trabalho, o metroviário Rodolfo Campos afirma que “é uma política que irá fomentar, através da gestão da empresa, a diversidade, o respeito, a igualdade e a equidade”.

Ele relembra algumas das iniciativas que evidenciaram esse compromisso da Trensurb ao longo dos anos: em 2013, formou-se um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres; no mesmo ano, a empresa aderiu ao antigo Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, iniciativa do governo federal que buscava promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais.

Campos – que também foi coordenador da comissão interna do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e hoje é o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) – conta que a proposta de institucionalizar a busca pela equidade e o respeito à diversidade teve inspiração em uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4). Há alguns anos, o tribunal criou uma política similar a que foi aprovada na Trensurb. A exemplo do TRT-4, a empresa contará com um comitê responsável por implementar e operacionalizar a Política de Gênero, Raça e Diversidade.

Para o diretor-presidente Pedro Bisch Neto, “a aprovação dessa nova Política, na verdade, é uma reafirmação de que a empresa não convive com o preconceito”. O dirigente destaca que a Trensurb “é pioneira em termos de inovação em relação à diversidade. A novidade é que agora isso fica estabelecido e documentado, é uma política oficial, um documento formalizado”.

As diretrizes da nova Política destacam a importância da capacitação e da formação de conhecimento, no âmbito da Trensurb, a respeito de questões que envolvem o tema gênero, raça e diversidade, buscando a conscientização e o estímulo dos melhores valores de convivência. Descrevem também a necessidade de se dar visibilidade à Política e seus temas por meio de uma comunicação que gere engajamento e inclusão. Alguns dos principais temas a serem abordados dentro das iniciativas propostas pela Política são os valores de convivência, a diversidade, a igualdade e a equidade, buscando-se referências nacionais e internacionais, sempre que possível com abordagens inovadoras. O documento também ressalta a diversidade como “elemento-chave para a modernidade das empresas e dos negócios, pois considera que a combinação variada de pessoas observando determinado problema aumenta a chance de encontrar soluções inovadoras”.

Clique aqui para acessar o documento na íntegra.

05/04/2023 – Trensurb

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email